Um medidor de glicose a laser, parecido com um oxímetro, que promete 99% de eficácia no seu monitoramento dos níveis de açúcar, preocupa médicos brasileiros e também a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Nas redes sociais, diversas pessoas se questionam sobre a eficácia desse produto. Diante disso, a sociedade médica emitiu um alerta sobre.
SBD alerta e orienta sobre segurança de exames e medidor de glicose
Em um comunicado oficial publicado no seu site e redes sociais, a Sociedade Brasileira de Diabetes disse:
“De tempos em tempos surgem anúncios de novos equipamentos para as pessoas com diabetes medirem a glicemia sem a necessidade de agulhas. Porém, a Sociedade Brasileira de Diabetes alerta que qualquer dispositivo medidor de glicose necessita de validação técnica, o que parece não ser o caso de alguns dispositivos. Sem agulha é possível medir a oxigenação e batimento cardíaco, mas para medição da glicose é necessário o sangue ou interstício, alerta dr. Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da SBD.
A última “novidade” é um equipamento que está sendo anunciado como o mais preciso e menos invasivo do mundo e que funciona como um oxímetro, encaixado na ponta do dedo. “A Sociedade Brasileira de Diabetes não tem conhecimento deste produto”, afirma dr. Marcio, acrescentando que o fabricante não fez nenhuma apresentação oficial do dispositivo à entidade. “Então, nós não temos nenhuma informação sobre a segurança e eficácia deles”, explica. Ele lembra, ainda, que não existe nenhum estudo de segurança e de eficácia comparando os resultados destes dispositivos com os exames conhecidos e usados no Brasil, como glicose capilar na ponta do dedo ou glicose intersticial, como os sensores de glicose.
Por estes motivos, a recomendação da SBD é para que as pessoas com diabetes evitem estes produtos e façam seus exames de forma tradicional. “Em caso de dúvidas, fale com seu médico, muitos riscos estão envolvidos quando ocorre uma discrepância na medição da glicose”, orienta dr. Marcio Krakauer.“
O Portal Um Diabético solicitou um posicionamento para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa) para saber se ele foi avaliado pelo orgão e se tem autorização para venda ou registro. Até o momento do fechamento desta reportagem não recebemos retorno.
A empresa fabricante do produto que aparece no site de vendas também foi procurada pela nossa equipe, mas até o momento não obtivemos resposta.
É muito BLA, BLA. Cadê a cura do diabetes, que aconteceu na China ?????¿???????????????????????????????????
JÁ abafaram ….
De fato, achei importante este posicionamento da SBD, eles certamente iriam querer ter mais informações sobre este dispositivo. Certamente, muitos DM, iriam elevar as mãos aos céus e agradecer a Deus por tamanha dádiva!
Obrigado pelo aviso! Deus te abençoe!
Só sei de uma coisa o que tem de picareta nas redes vendendo porcaria pra falar em cura e tem gente falando em remissão, tenho certeza de uma coisa a morte virá algum dia, sou diabético tipo 2 e vejo isso não tem cura. Obg