Estudo revela como remédio para diabetes pode combater infarto ou derrame

Outras Doenças Últimas Notícias

Um recente estudo publicado no The new England Journal of Medicine traz esperança para pessoas com insuficiência cardíaca relacionada à obesidade e diabetes tipo 2. A pesquisa, realizada em pessoas com esse perfil, avaliou os efeitos da substância semaglutida, um medicamento usado no tratamento para diabetes, na redução de sintomas e perda de peso.

Os participantes do estudo, foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um recebeu o medicamento semaglutida semanalmente, enquanto o outro recebeu placebo ao longo de 52 semanas. Os principais pontos avaliados foram a melhora nos sintomas cardíacos, e a redução do peso corporal.

Os resultados mostraram que os pacientes que receberam o medicamento semaglutida, apresentaram uma redução significativa nos sintomas relacionados à insuficiência cardíaca (doença crônica em que o coração não bombeia o sangue como deveria) e uma perda de peso considerável em comparação com o grupo placebo.

Além disso, houve uma diferença significativa e redução de problemas relacionados ao coração e a diminuição nos níveis de uma proteína que costuma aumentar no corpo quando existe alguma inflamação (C-reativa/CRP).

Os eventos adversos graves foram relatados em menor proporção no grupo que recebeu o medicamento semaglutida em comparação com o grupo placebo, destacando a segurança e eficácia do tratamento.

Esses resultados são promissores para o tratamento de pessoas com insuficiência cardíaca (doença crônica em que o coração não bombeia o sangue como deveria) associada à obesidade e diabetes tipo 2, oferecendo um novo tratamento para melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas relacionados à doença. O estudo, que tem o incentivo da empresa global Novo Nordisk, representa um avanço, evitando complicações futuras em decorrência do diabetes mal controlado.

Fonte: The New England Journal of Medicine, Semaglutide in Patients with Obesity-Related Heart Failure and Type 2 Diabetes, Published April 6, 2024, DOI: 10.1056/NEJMoa2313917

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.