A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo, e sua fama como aliada da saúde não é à toa. Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, ela oferece benefícios importantes para quem convive com diabetes. A nutricionista e educadora em diabetes, Tarcila Campos Ferraz, membro da Sociedade Brasileira de diabetes explica como essa fruta pode ajudar no controle glicêmico e na saciedade, além de trazer outras vantagens nutricionais para quem tem diabetes.
A importância da fibra na glicemia
Um dos grandes destaques nutricionais da maçã é a pectina, uma fibra solúvel presente em sua polpa.
“A pectina forma como se fosse um gel viscoso quando chega no estômago. Esse gel faz com que a velocidade de absorção do carboidrato presente seja mais lenta”, explica Tarcila.
Isso significa que a glicose é absorvida de forma gradual, evitando picos de glicose no sangue e, consequentemente, uma necessidade imediata de insulina. Além disso, a fibra presente também retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando maior saciedade. Essa fibra solúvel ajuda tanto no controle glicêmico quanto na questão da saciedade.
Casca da maçã: bônus para a saúde intestinal
Para aproveitar ao máximo os benefícios da maçã, a nutricionista recomenda consumir a fruta com a casca.
“A casca contém outros tipos de fibras que auxiliam bastante na saúde intestinal. Quando consumimos a fruta inteira, conseguimos ter essa fibra de uma forma mais íntegra”.
Suco de maçã
Por outro lado, a nutricionista alerta que o suco de maçã perde grande parte das fibras e, com isso, a capacidade de formar o gel no estômago. “A fruta inteira é mais indicada para o controle glicêmico, enquanto o suco, embora mantenha vitaminas e antioxidantes, tem uma absorção mais rápida, o que pode não ser ideal para quem precisa evitar picos de glicose.”
Eu cicera de lençóis Paulista sp tenho 62 anos e tenho diabetes a 14 anos e tomo insulina nph e a regular agora comei tomar foxiga e a giflage e o açúcar do sangue não baixa quando eu faço o exame de glicemia sempre tá alta o que eu faço