Juíza condena cientistas que desmentiram informação falsa sobre diabetes

Notícias Rápidas Últimas Notícias

Duas cientistas foram condenadas pela Justiça de São Paulo após desmentirem um nutricionista que alegava que vermes causavam diabetes. A decisão foi proferida pela juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível.

O que aconteceu

No dia 4 de setembro, a bióloga e especialista em metabolismo do diabetes Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise foram condenadas por publicarem um vídeo refutando uma postagem do nutricionista. A sentença determinou que o vídeo dos cientistas fosse removido, sob pena de multa de R$ 100 por dia de descumprimento, além do pagamento de R$ 1.000 por danos morais.

De acordo com a decisão, as cientistas colocaram o nutricionista a uma situação de “vergonha e constrangimento”. Em julho do ano passado, a dupla publicou um vídeo esclarecendo que o diabetes não é causado por vermes. “Queríamos alertar nossos seguidores sobre os perigos de abandono de tratamentos comprovados para seguir protocolos sem comprovação científica”, afirmou Ana Bonassa.

“No início do nosso vídeo, mostramos um print do perfil público que havia divulgado a desinformação, com a foto e as informações fornecidas pelo próprio nutricionista. Informamos que ele nos bloqueou após tentarmos alertar que o que ele divulgou era desinformação e colocava as pessoas em risco”, acrescentou Ana Bonassa.

A ação permite que as condenadas entrem com recurso, porém tem um custo muito alto, como explica a própria Ana abonada no vídeo abaixo divulgado em uma rede social.

https://umdiabetico.com.br/wp-content/uploads/2024/09/snapinsta.app_video_204a1cb4da06dd3dfb464d101db00282_video_dashinit-1.mp4

Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.