Juiz de Fora (MG) avança projeto de lei que pode distribuir sensores de glicose gratuitamente; medida vai à sanção

Capa1

A cidade de Juiz de Fora, na zona da mata mineira, pode se juntar, em breve, a mais de 50 localidades no Brasil que distribuem sensores de glicose para quem convive com diabetes. A partir de agora, o município fica autorizado a fornecer sensores digitais para controle da glicemia, conforme prescrição médica. O Projeto de Lei 95/2024, da vereadora Cida Oliveira (PT), foi aprovado na última semana e agora depende da sanção da prefeita da cidade de Minas Gerais.

Como será feita a distribuição?

Segundo o PL, a Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora será a responsável pela execução dessa nova rotina, organizando a distribuição dos sensores conforme a demanda e as prescrições médicas. A iniciativa dependerá da abertura de crédito adicional especial pelo Poder Executivo para custear os equipamentos e sensores.

A medida ainda estabelece que os recursos para a compra dos aparelhos vão sair do orçamento municipal e poderão ser complementados por outras verbas, caso necessário. Isso garante que os pacientes que precisam do sensor possam ter acesso sem custo adicional, tornando o tratamento mais acessível.

Quando começa a valer?

A lei agora segue para apreciação da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, que tem 15 dias para sancionar ou vetar a medida.

Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.