Um estudo publicado na revista Nutrition Research sugere que a casca da jabuticaba, geralmente descartada, pode ser uma poderosa aliada no tratamento da obesidade e do diabetes. Conduzida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisa revelou que o consumo diário de pelo menos 15 gramas da casca da fruta melhorou, ao longo de cinco semanas, os níveis de inflamação e de glicose no sangue de pacientes com síndrome metabólica e obesidade.
O estudo, coordenado por Mário Roberto Maróstica Junior, professor da Unicamp, destaca que as fibras presentes na casca da jabuticaba têm o poder de modular o metabolismo da glicose, mesmo após as refeições. Segundo Maróstica, a redução da glicemia é importante para manter os níveis controlados de açúcar no sangue ao longo do tempo, promovendo uma vida mais saudável.
O trabalho, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio de três projetos, envolveu 49 participantes com diabetes e obesidade. Parte recebeu um suplemento diário com 15 gramas de casca de jabuticaba por cinco semanas, enquanto os demais receberam apenas placebo. Os resultados apontaram uma diminuição significativa da glicemia medida após refeição e dos níveis de inflamação no grupo que recebeu o suplemento.