Insulina semanal pode ser realidade? Estudos recentes dizem que sim!

Tratamento

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Em vez de 365, 52 injeções de insulina por ano. A ideia de uma aplicação semanal avança depois da divulgação de dois novos estudos promissores no ADA, Congresso da Associação Americana de Diabete, em San Diego, na Califórnia. O evento reuniu médicos e estudiosos do mundo todo em torno do estudo do diabetes.

O médico brasileiro é autor de um dos estudos que mostra que a insulina semanal é viável

O endocrinologista André Vianna é um dos autores de uma pesquisa que mostra que o uso de insulina semanal é eficaz, se comparado à insulina de dose diária, e pode reduzir em 85,7% o número de picadas diárias de insulina (de 365 aplicações ao ano para apenas 52). “Avaliamos a eficácia da Insulina Icodec em adultos com diabetes Tipo 2, sem tratamento prévio com insulina. Esta insulina, também chamada de Icodeca, é injetada uma vez por semana com uma caneta, e a exemplo das demais, após ser absorvida, liga-se a proteínas no sangue que permitem uma liberação gradual ao longo de sete dias”, explica o endocrinologista.

Segundo ele, foram avaliados 588 pacientes, em 92 locais e 11 países, neste estudo randomizado chamado ONWARDS 3. “Os resultados apontaram a eficácia do tratamento com Icodec uma vez por semana, demonstrando que o medicamento semanal pode fornecer uma alternativa de dosagem mais simples à insulina basal diária em pessoas com diabetes”, conclui André.

O segundo estudo também confirmou que as pessoas com diabetes tipo 2 que usaram a insulina semanal tiveram melhor controle do diabetes e menor risco de sofrer hipoglicemias (quedas acentuadas nos níveis de glicose no sangue). Elas não notaram diferenças em relação ao peso e disseram que a qualidade de vida melhorou muito.