Insulina semanal: promessa deve revolucionar o tratamento

Tratamento

Imagina só aplicar a insulina apenas uma vez por semana. Se você, assim como eu, depende de insulina para sobreviver, você sabe que as aplicações são muitas para quem tem diabetes tipo um, mais do que para quem tem diabetes tipo dois.

Só que já está quase chegando a insulina semanal. Eu acabei de chegar de uma viagem em Estocolmo onde aconteceu o Congresso Europeu de Diabetes. Lá foram apresentados estudos da fase três da insulina semanal.

Imagina só reduzir de 365 aplicações para 50 e duas aplicações ao ano?

Está em fase 3 de estudo a insulina semanal. Mas que insulina é essa? A insulina basal é aquela insulina de ação lenta que a gente precisa aplicar uma vez ao dia, que fica 24 horas trabalhando no nosso corpo e ajudando a manter o controle glicêmico.

Essa insulina semanal na verdade, ela vai substituir a aplicação diária e passa a ser apenas uma vez por semana, portanto reduz. São 365 aplicações ao ano que vão para 52 aplicaçãoes. Isso funciona principalmente para quem tem diabetes tipo 2. Para o diabetes tipo 1 ainda estão estudando.

Além de está em fase avançada, essa insulina já mostrou que é eficiente para manter maior tempo dentro da meta do controle e reduziu o risco de hipoglicemia. Mas calma, ela ainda não está disponível, está em fase 3 de estudo e agora vai ser publicada numa revista científica e submetida à avaliação de dois órgãos regulatórios importantes mundialmente, que é a dos Estados Unidos e da Europa.

Depois disso, depois de aprovada, a insulina semanal será uma realidade. A expectativa é que isso aconteça em até dois anos e aqui no Brasil a gente fica na expectativa também para que ela chegue o mais rápido possível. E a ciência e a tecnologia evoluindo para trazer mais qualidade de vida para quem convive com o diabetes?

E aí, gostou da novidade? Conte aqui nos comentários. Eu quero saber a sua opinião.