Insulina semanal: dados do primeiro estudo feito com pessoas com diabetes tipo 1

Mais lidas Tratamento

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

Pela primeira vez um estudo sobre a insulina semanal focou em pessoas que convivem com diabetes tipo 1. Os dados foram apresentados durante o Encontro Anual da Associação Europeia para os estudos sobre o diabetes, que está sendo realizado, em Hamburgo, na Alemanha.

A endocrinologista brasileira Mônica Gabbay acompanhou a apresentação e destacou alguns pontos do estudo: “os resultados mostraram que a hemoglobina glicada ficou semelhante aos pacientes que usaram Degludeca, que é uma insulina de uso diário”. Ela ainda destaca que os pacientes apresentaram episódios mais frequentes de hipoglicemia, mas isso pode estar relacionado ao uso de doses fixas mais altas. “O modo de titulação foi mais agressivo, com isso temos uma insulina basal que ficou um pouco mais alta e isso ainda pode ser ajustado nos testes de vida real e novos estudos”, destaca Mônica.

Os médicos participantes ainda ressaltaram a importância do estudo estar voltado às pessoas com diabetes tipo 1. Outras 5 pesquisas sobre insulina semanal já foram feitas, porém direcionadas a pessoas com diabetes tipo 2.

A novidade apresentada na Alemanha abre caminhos para novos estudos sobre o tema. “Estamos animados. Agora vêm os estudos de vida real e talvez a gente veja resultados ainda melhores”, afirma o endocrinologista Marcio Krakauer, que também participa do congresso.