Anvisa autoriza novo remédio que pode reduzir até 20% do peso

Saúde Pública

Obesidade é o principal fator de risco para o diabetes tipo 2; remédio semanal injetável é o Wegovy e possui o mesmo princípio ativo do Ozempic em dosagem maior

O medicamento semanal injetável possui o nome comercial Wegovy e promete revolucionar o tratamento da obesidade, uma doença crônica, em todo mundo. Nos Estados Unidos a medicação a semaglutida 2,4mg já é comercializada desde 2021, com resultados consistentes.

A autorização do órgão regulatório brasileiro foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity), em que foi revelado que pacientes que utilizaram Wegovyn (semaglutida 2,4mg) conseguiram uma perda de peso corporal média de 17%, em 68 semanas, já os pacientes que participaram do s estudos e receberam o placebo perderem 2,4% do peso.

Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% de seu peso corporal e 83,5% dos pacientes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do Wegovy.

Os resultados dos estudos mostraram também redução da circunferência abdominal, hemoglobina glicada, triglicérides e pressão arterial por parte de quem fez o uso da semaglutida 2,4 mg.

“Uma nova era no tratamento da obesidade, com resultados de redução de peso nunca antes vistos”, foi com essas palavras que Bruno Halpern, médico endocrinologista e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) comentou a aprovação da semaglutida 2,4 mg pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O princípio ativo, a semaglutida, é o mesmo do Ozempic, medicamento injetável para o tratamento do diabetes tipo 2 já comercializado no Brasil. O que muda é enquanto o Ozempic chega a 1mg por semana, o máximo necessário para manter a hemoglobina glicada controlada, em caso de diabetes, o Wegovy possui até 2,4mg, ou seja, mais que o dobro, o que ajuda o paciente a perder peso.