Imunização: 10 vacinas que toda pessoa com diabetes deve tomar

Tratamento

Dia 09 de junho é o Dia Mundial da Imunização. Uma data para reforçar a importância da vacinação, inclusive para quem convive com uma doença crônica, como o diabetes.

O Brasil é referência mundial no assunto. Ao estar imunizados de alguns problemas de saúde, você pode evitar complicações graves, mais comuns em quem possui glicose alterada.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) alertam para importância de manter a caderneta de vacinação em atualizada e orientam as seguintes vacinas para quem convive com a doença crônica.

Lista de vacinas recomendadas para quem tem diabetes

  • Influenza: A vacina contra a gripe é especialmente importante para pessoas com diabetes, pois elas têm maior probabilidade de desenvolver complicações graves da doença, como pneumonia. A vacina deve ser tomada anualmente.
  • Tétano: O tétano é uma doença bacteriana grave que pode causar espasmos musculares e até a morte. A vacina contra o tétano deve ser tomada a cada 10 anos.
  • Pneumocócica: A vacina pneumocócica protege contra doenças graves como pneumonia e meningite. Pessoas com diabetes devem tomar duas doses da vacina, uma dose inicial e outra dose de reforço cinco anos depois.
  • Varicela-Zoster: A varicela, também conhecida como catapora, é uma doença viral que pode causar bolhas na pele. O zoster, também conhecido como herpes-zóster, é uma doença que pode causar dor crônica. Pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver zoster. A vacina contra varicela-zóster pode ajudar a prevenir ambas as doenças.
  • COVID-19: Pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver COVID-19 grave. A vacina contra COVID-19 é recomendada para todas as pessoas com diabetes.

Além das vacinas listadas acima, outras vacinas também são importantes para pessoas com diabetes, como hepatite B, hepatite A, dengue,  HPV e dT (difteria, tétano e coqueluche). Converse com seu médico sobre quais vacinas são adequadas para você.

A médica infectologista Rosana Ritchmann explica que ao receber uma determinada vacina, o corpo desenvolve uma memória imunológica que o capacita a montar uma defesa eficaz, reduzindo as chances de desenvolver uma forma grave das doenças, “Uma ótima dica é que o paciente que esteja interessado nas suas vacinas consulte o site da Sociedade Brasileira de Imunizações, e lá ele vai encontrar todo o calendário e as orientações de todas as vacinas”, sinaliza a médica. 

Participe da CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.