Hora da comida: como deve ser a montagem do prato da pessoa com diabetes

Alimentação

Dá pra comer de tudo, basta prestar atenção no tamanho das porções; uma nutricionista ajuda a montar um prato colorido, saudável e com preço acessível

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Na hora de montar o prato, prestar atenção no tamanho das porções e na variedade do grupo alimentar pode fazer toda diferença na qualidade de vida das pessoas com diabetes.

A disposição dos alimentos deve ser baseada numa combinação equilibrada de carboidratos complexos, proteínas saudáveis, gorduras saudáveis, fibras e porções controladas.

A nutricionista Carol Netto ensina o passo a passo no programa Educação em Diabetes, um e-book 100% digital que está disponível gratuitamente no nosso portal – baixe aqui. A especialista indica alimentos que qualquer pessoa pode comprar. “A alimentação saudável não precisa ser cara. Dá pra variar as opções sem variar o orçamento. Pode comer de tudo, com atenção às quantidades”, explica Carol. Ela também lembra que o prato deve ser bem colorido e bonito: “a alimentação tem que ser atrativa para os olhos”.

Veja as principais dicas em relação aos grupos alimentares.

Carboidratos