A hipoglicemia, que é a queda dos níveis de glicose no sangue, é um tema frequentemente associado ao diabetes, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre suas consequências, incluindo a possibilidade de ganho de peso.A hipoglicemia ou glicose baixa ocorre quando os níveis de açúcar no sangue caem abaixo do normal, geralmente inferior a 70 mg/dL.
Os sintomas podem incluir tremores, sudorese, fraquez a, confusão e, em casos mais graves, desmaios ou convulsões. É importante tratar a hipoglicemia rapidamente, consumindo alimentos ou bebidas que contenham açúcar, como suco de laranja ou balas.
Como a hipoglicemia pode impactar o peso?
Segundo a nutricionista e educadora em diabetes, Tarcila Campos, a hipoglicemia pode, sim, estar relacionada ao ganho de peso. Mas, isso acontece porque “Quando uma pessoa tem hipoglicemias, isso obriga a comer alimentos mais calóricos e de absorção rápida de açúcar”, explica a nutricionista.
Para quem tem diabetes, a administração de insulina pode aumentar o risco de hipoglicemia, especialmente se a dose não for bem ajustada em relação à alimentação e à atividade física. Se a insulina for aplicada e não houver carboidratos suficientes, a glicose pode cair drasticamente. Por isso, nesses casos a recomendação é que o tratamento seja feito com bala, bebidas açucaradas ou mel, por exemplo. Sendo esse, um dos fatores para engordar.
A nutricionista e educadora em diabetes explica que, apesar da fome ser um sintoma, durante um episódio de hipoglicemia é importante fazer a correção correta. “É preciso lembrar que uma pessoa adulta, normalmente precisará de 15 gramas de carboidratos simples como um copo de suco de laranja, três balas moles ou bebidas açucaradas”, reforça Tarcila.
Após ingerir essa quantidade de carboidratos é necessário esperar 15 minutos e monitorar a glicose. Ela lembra que para crianças, essa quantidade é menor. “Hipoglicemia não deve ser normalizada, cada episódio deve ser relatado ao médico, às vezes, um ajuste de dose de insulina resolve novos episódios”, orienta a educadora em diabetes.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
As informações foram muito bem organizadas.