A glicose alta, também conhecida como hiperglicemia, é um problema de saúde pública global que afeta cerca de 537 milhões de pessoas. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a prevalência da doença ultrapassa os 16 milhões de habitantes, mas estima-se que cerca de 40% da população com diabetes tipo 2 não sabe que tem a doença.
O que é a glicose alta?
A glicose é o açúcar presente no sangue e a principal fonte de energia para o organismo, mas em excesso pode ser prejudicial. A glicose alta ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo se torna resistente à ação da insulina, hormônio responsável por transportar a glicose das células.
O que glicose alta causa aos órgãos
A hiperglicemia ou glicose alta é um problema sério que, se não controlado, ao longo do tempo pode levar a diversas complicações, como:
- Doenças cardíacas: A glicose elevada danifica os vasos sanguíneos, aumentando o risco de infarto e derrame.
- Doenças renais: Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as toxinas. Porém, quando a glicose fica acimada da normalidade pode danificar esses órgãos, levando à insuficiência renal. Essa é principal causa de diálise no mundo.
- Problemas nos olhos: A retinopatia diabética, uma complicação da glicose alta na retina, área responsável dos olhos pela imagem que vemos. Por isso, em caso grave pode causar cegueira.
- Neuropatia: A hiperglicemia pode danificar os nervos, causando formigamento, dor e perda de sensibilidade.
- Pés diabéticos: Feridas nos pés podem se infectar e levar à amputação.
Minha diabete fica entre 200 a 250 em jejum e 300 a 350 na hora de dormir oque devo fazer para baixar al menos para 180 sendo que tomo remédio e não tô conseguindo baixar
Queria saber como tomo café almoço café da tarde e janta que posso comer.