Glicose alta pode atingir pessoas com diabetes

Diabetes: o que é glicose alta e qual o nível ideal?

Tratamento

Viver com diabetes é, muitas vezes, como equilibrar em uma corda bamba. Um dos maiores desafios é manter os níveis de glicose no sangue nos limites saudáveis. E nessa caminhada, se deparar com um episódio de glicose alta pode nos trazer desespero e um mal-estar que sempre tentamos evitar.

Mas, afinal, você sabe qual é o nível considerado alto para a glicose no sangue? O portal Um Diabético conversou com o Dr. Luis Eduardo Calliari que trouxe todos os detalhes.

O que é glicose alta?

A glicose, uma forma de açúcar, é essencial para o nosso corpo, funcionando como o combustível que alimenta as células. Após as refeições, os alimentos se transformam em glicose, transportada pelo sangue até as células. Para ela entrar nessas células, o corpo precisa da insulina, um hormônio que age como uma chave, abrindo as portas para o açúcar ser utilizado como energia.

Quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la eficientemente, a glicose se acumula no sangue, levando ao que chamamos de glicose alta, ou hiperglicemia.

Esse problema pode ser causado por várias razões, como diabetes, condições de saúde como problemas hormonais, e até mesmo por escolhas de estilo de vida, como uma alimentação rica em açúcares e a falta de exercícios.

Qual o valor ideal para a glicose?

O Dr. Luis Eduardo Calliari, endocrinologista, ressalta que o valor ideal de glicose no sangue deve estar entre 70 e 180 mg/dL, com atenção especial para dois marcos importantes: níveis acima de 180 mg/dL indicam hiperglicemia, enquanto valores que ultrapassam 250 mg/dL representam uma glicemia muito alta.

Em pessoas com diabetes tipo 2, a hiperglicemia é muitas vezes silenciosa, o que significa que o paciente pode não apresentar sintomas evidentes enquanto o açúcar elevado no sangue começa a causar danos.