Glicose alta: como correr pode ajudar a controlar o diabetes

Tratamento

Correr é uma ótima maneira de se manter ativo e saudável, mas para quem tem glicose alta, no caso pessoas com diabetes, algumas dúvidas podem surgir: será que a corrida é segura? Como ela afeta os níveis de açúcar no sangue?

Veja como correr pode te ajudar a controlar o diabetes

É importante saber que a corrida, principalmente a atividade aeróbica moderada a vigorosa, é uma aliada no controle da glicemia. Ela age de diversas maneiras:

  • Aumenta a sensibilidade à insulina: a insulina é o hormônio que “leva” a glicose do sangue para as células. Quando os músculos estão em ação, como na corrida, as células ficam mais sensíveis à insulina, captando a glicose com mais facilidade.
  • Estimula a produção de glicose pelas células musculares: durante a corrida, as células musculares usam a glicose como principal fonte de energia. Isso diminui a quantidade de glicose circulante no sangue.
  • Reduz a produção de glicose pelo fígado: o fígado é responsável por liberar glicose no sangue quando necessário. A corrida ajuda a controlar essa produção, evitando, picos de glicemia.

Apesar de benéfica, vale lembrar que a prática de atividade física como a corrida deve estar na estratégia do tratamento do diabetes, principalmente para quem usa insulina, onde os casos de hipoglicemias (glicose baixa) podem acontecer com mais frequência. Por isso, converse com seu médico para avaliar e ajustar o tratamento se necessário. Ele também pode te orientar sobre intensidade, tempo e a frequência ideal dos treinos.

Não se esqueça de medir a glicose antes, durante e depois da corrida para evitar hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). E tenha sempre em mãos açúcar ou sachê de glicose caso ocorra a queda de açúcar no sangue.

Participe da CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.