São duas doenças crônicas, que existem separadamente, mas, com frequência, o diabetes e a obesidade estão interligadas. O sobrepeso é um dos principais fatores que leva à diabetes tipo 2, mas ganhar peso, de modo geral, pode atrapalhar seu tratamento, não importa qual o tipo da doença você tenha. Mas, por que?
OBSTÁCULO PARA A INSULINA O excesso de gordura no corpo torna o organismo resiste à insulina. Ou seja, o hormônio que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue perde o potencial de ação no organismo e, consequentemente, coloca em risco o tratamento do diabético.
GANHEI PESO, E AI? Quando o médico dá o diagnóstico de diabetes ao paciente, ele leva em consideração as informações pessoais de cada um, como altura e o peso, para traçar o tratamento ideal. Então, sim, quando você ganha mais gordura, a forma como você enfrenta o diabetes também muda.
Eu, por exemplo, assim como muitos durante a pandemia, engordei. Com 10 quilos a mais, muita coisa mudou! Eu, que tomava, em média, 17 unidades de insulina basal por dia, passei a usar 33 unidades diariamente. Tá vendo? Foi meu organismo reagindo às mudanças do meu corpo.
DIABETES TIPO 2 O diabetes tipo 2 é uma das principais doenças crônicas associadas à obesidade. A resistência à insulina provocada pelo sobrepeso torna os pacientes com excesso de gordura mais vulneráveis ao diabetes. Ai, as duas doenças juntas, o risco de sintomas graves ou até de mortalidade aumenta consideravelmente.
É por isso que perder peso é tão importante para quem tem diabetes tipo 2. É ai que entra dietas, exercícios físicos ou medicação, caso o médico entenda que seja necessário no tratamento.
E você ai? Tá de olho no seu peso? Também engordou na pandemia? O que faz para ter uma vida mais saudável e a glicose controlada? Conta pra gente aqui nos comentários!