A estimativa de pessoas com diabetes foi realizada com base no censo do IBGE sobre a população total do país e a Sociedade Brasileira de Diabetes se posiciona a respeito do assunto
Recentemente, a Sociedade Brasileira de Diabetes se posicionou sobre a estimativa de censo do IBGE 2022. A divulgação indica que a população do Brasil é formada por mais de 203 milhões de pessoas e desse número aproximadamente 20 milhões convivem com diabetes. No último levantamento em amostra representativa da população brasileira realizado pelo Ministério da Saúde, foi apontado que em 27 capitais pesquisadas, a frequência do diagnóstico de diabetes foi de 10,2%.
De acordo com a Federação internacional de Diabetes, entidade que reúne mais de 240 associações de diabetes em mais de 161 países e territórios, estimou também que a prevalência do diabetes no Brasil é de 10,5% e o Brasil ocupa o 5º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral e o 3º lugar quando se fala em diabetes Tipo 1.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 90% da população com diabetes faz parte do tipo 2 que ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz – denominado resistência à ação da insulina, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Esses casos tem como principais fatores de risco a obesidade, alimentação não saudável e a falta de atividade física. Esse tipo de diabetes se manifesta mais frequentemente em adultos, mas com o aumento de casos de obesidade em crianças e adolescentes, também tem sido registrado casos de diabetes tipo 2 entre pessoas mais jovens.
Já o diabetes Tipo 1 representa atualmente 5% a 10% do total da população brasileira que convive com diabetes e é considerada uma doença autoimune no qual acontece em pessoas com predisposição genética geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
Ainda com base nos dados da federação Internacional de diabetes – IDF, mostram que 1 a cada 3 pessoas com diabetes não sabe ter a doença, uma vez que os sintomas de diabetes podem demorar a se apresentar, como muita sede, urinar demais, vista turva e emagrecimento. Considerando essa informação, o número de diabetes no país pode ser ainda maior.
Diante dos dados, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) se posicionou em relação ao seu papel sobre os números expressivos informando que uma das principais metas é diminuir a diferença entre o tratamento oferecido nas redes de saúde pública e privada e trabalhar estratégias para identificação precoce das pessoas com diabetes e prevenção da doença com o objetivo de reduzir os prejuízos à saúde e para a sociedade em longo prazo decorrentes das complicações do diabetes.
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.