“Anvisa” dos EUA emite alerta sobre overdose de semaglutida; entenda

Tratamento

O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador de saúde dos Estados Unidos, emitiu um alerta sobre os perigos associados ao uso de semaglutida manipulada, especialmente em sua forma injetável.

Aplicação de semaglutida Ozempic
Aplicação de semaglutida em excesso pode causar overdose – Foto: Internet/Reprodução

O aviso foi feito após o registro de diversos casos de overdoses, algumas graves o suficiente para exigir hospitalização, decorrentes de erros na dosagem do medicamento.

Semaglutida: aumento nos casos de overdose

A semaglutida, um medicamento amplamente utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e perda de peso, tem ganhado popularidade nos últimos anos, especialmente com as marcas Ozempic e Wegovy.

No entanto, a alta demanda levou à escassez desses medicamentos, o que fez com que muitos pacientes recorressem a farmácias de manipulação para obter versões alternativas.

O FDA, no entanto, destacou que essas versões manipuladas apresentam um risco significativo, pois não passam por uma revisão rigorosa de segurança, eficácia e qualidade antes de serem disponibilizadas. Além disso, essas formulações podem apresentar variações nas concentrações e nas instruções de dosagem, contribuindo para o aumento dos erros de administração.

Principais problemas identificados com a semaglutida manipulada

Entre os relatos recebidos pelo órgão de saúde dos EUA, a maioria dos casos de overdose ocorreu porque os pacientes, ao se automedicar as injeções, retiraram quantidades muito superiores às prescritas.

Esses erros foram agravados pela falta de familiaridade de muitos usuários com o uso de seringas e pela confusão gerada pelas diferentes unidades de medida, como miligramas, mililitros e unidades de insulina.

O principal erro na hora de aplicar a semaglutida, de acordo com o alerta da FDA, é a dosagem incorreta – Imagem: FDA/Divulgação