Maurílio Goeldner e Tom Bueno, da Redação Um Diabético
A possível falta de insulina de ação rápida nos postos de saúde preocupa muitas pessoas com diabetes. A situação dos estoques ainda é incerta.
O Tribunal de Contas da União emitiu um alerta avisando que em março de 2023 o estoque era de cerca de 190.000 canetas de insulina de ação rápida. Isso seria suficiente somente até o fim de abril, ou seja, nas próximas semanas. E não há previsão de reabastecimento porque foi feita uma compra emergencial no início de março. Só que a empresa que vendeu esses insumos não consegue entregar nessa prazo curto. A previsão é que as insulinas sejam entregues só a partir de junho.
As endocrinologistas Karla Melo e Denise Franco, entrevistadas pelo portal Um Diabético, apontam possível alternativas caso essa falta do medicamento se prolongue. O primeiro ponto é fazer o calculo de quantas canetas de insulina de ação rápida você usa por mês. Por exemplo: se você gasta 30 unidades de insulina por dia e cada frasco tem 300 unidades, você precisaria de 1 caneta a cada dez dias, portanto três canetas de insulina por mês.
Explicação incrível 👏👏
Porque faltando insulina ação rápida ou regular. Meu filho depende dela pago meus impostos em dia