Fake News! Foto do ‘Um Diabético’ usada em anúncio falso sobre cura do diabetes

Fake News

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

Uma postagem com a foto do jornalista Tom Bueno e do médico endocrinologista Rodrigo Siqueira, durante uma transmissão do canal Um Diabético, está sendo usada indevidamente para transmitir uma notícia falsa.

INFORMAÇÃO FALSA

A legenda diz que uma pesquisa de uma universidade americana definiu a cura do diabetes. A informação é mentirosa e ainda menciona que o ator Tom Hanks teria sido curado. O anúncio no instagram ainda pede para que o usuário clique em um link. “Estão usando uma imagem minha com o @dr.rodrigosiqueira para vender medicamento milagroso que cura o diabetes. É MENTIRA!!! Isso não existe. Quem puder me ajudar compartilhar isso, eu agradeço! Informação falsa malta”, alertou Tom Bueno em uma postagem.

A foto do Um Diabético foi retirada do perfil e está sendo usada sem autorização. Além disso as informações são falsas e não tem respaldo na ciência.

No instagram do Um Diabético, no canal do Youtube e aqui no portal você encontra notícias verdadeiras sobre o tratamento do diabetes. Diariamente uma equipe de jornalistas confirma e apura as informações mais atualizadas sobre a doença.

Ana Carolina também é vítima de mentira

A cantora Ana Carolina também postou que está sendo vítima de fake news relacionada ao diabetes. Ela tem o diagnóstico desde os 16 e fez um apelo: “Estão usando minha imagem para propagar informações falsas sobre um remédio de diabetes. Não acreditem nesse remédio, nas pessoas que o vendem e nessas notícias absurdas”, publicou.

Ela ainda aproveitou para explicar aos seguidores um pouco mais sobre o diabetes, uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Quem convive com ele tem vida absolutamente normal com controle de glicemia, controle de alimentação e prática regular de exercícios. “Tenho diabetes desde os 16 anos e tenho compromisso com a informação pública de qualidade. Repito: não acredite ou propague fake news. Se informe sobre esse tema sempre em fontes seguras, como na Sociedade Brasileira de Diabetes”, alertou Ana Carolina.