FABRICANTE DO OZEMPIC ALERTA PARA POSSÍVEL FALTA DO MEDICAMENTO NO BRASIL

Sem categoria

Desabastecimento poderá ocorrer ainda no primeiro trimestre; Ozempic é vendido para tratamento da diabetes tipo 2, mas também é usado por pessoas que tentam emagrecer

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

A fabricante Novo Nordisk alertou para a possível falta do Ozempic, nome comercial do remédio que tem como princípio ativo a semaglutida, nas farmácias brasileiras ainda nesse primeiro trimestre de 2023.

O motivo é a grande procura do medicamento usado no tratamento do diabetes tipo 2.

Pacientes com diabetes devem entrar em contato com o médico para trocar o Ozempic por outros medicamentos da mesma classe

Embora não tenha aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nem recomendação em bula, o remédio também é usado por pessoas que tentam emagrecer.

Segundo a Novo Nordisk, fabricante do remédio, o desabastecimento é resultado de uma procura muito maior do que a prevista. “A empresa tomou conhecimento de uma potencial falta da apresentação 1mg de Ozempic FlexTouch no Brasil durante o primeiro trimestre de 2023, resultado de uma demanda muito maior do que a prevista. Cabe ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com o medicamento”, disse, em nota.

Levimar Araújo, endocrinologista e presidente da SBD, indica as substituições que os pacientes DM2 podem fazer

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo avisa que em caso de falta do medicamento, o paciente deve entrar em contato com seu médico para substituir o Ozempic por outros medicamentos da mesma classe. “A pessoa que está em uso da semaglutida de 1mg ela tem duas alternativas: ou usar duas vezes a caneta de meio miligrama ou pode usar a semaglutida oral – o Rybelsus. Pra 1mg de Ozempic, a dose de Rybelsus é 14 miligramas”, indica ele.