O portal Um Diabético recebeu uma pergunta de um seguidor em nossas redes sociais (@umdiabetico) que questionava: “Existe smartwatch que mede a glicemia?”. E para esclarecer essa dúvida que pode ser de muitas pessoas, trouxemos em detalhes sobre o uso desse relógio inteligente na suposta função para monitorar a glicemia.
A curiosidade sobre essa tecnologia está crescendo, especialmente entre aqueles que vivem com diabetes e buscam formas mais convenientes de monitorar sua saúde. No entanto, é essencial esclarecer que, até o momento, não há dispositivos regulados que permitam a medição não invasiva de glicose através de smartwatches.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota técnica para esclarecer a posição oficial sobre o uso de smartwatches (relógios inteligentes) para medir parâmetros como glicemia (nível de açúcar no sangue) e oximetria (saturação de oxigênio).
De acordo com a Nota Técnica 12/2024/SEI/GQUIP/GGTPS/DIRE3/ANVISA, atualmente, não há dispositivos regulamentados para a medição não invasiva de glicose ou oximetria, pois ainda não existem estudos com evidências robustas que comprovem a segurança e a eficácia desses dispositivos para tal uso.
Os dispositivos que realizam medições com finalidades médicas, como glicemia, oximetria, pressão arterial, eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular, precisam ser regulamentados pela Anvisa antes de serem disponibilizados no mercado.
Embora cinco softwares para smartwatches estejam aprovados pela Anvisa, eles são limitados a medições de pressão arterial, eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular esses dispositivos que monitoram apenas frequência cardíaca e respiratória não são considerados de uso médico estritamente, e, portanto, não requerem regulamentação da Anvisa.
Como denunciar Smartwatch com propagandas enganosas?
A Anvisa solicita que sejam feitas denúncias caso sejam identificados anúncios de smartwatches ou acessórios que aleguem a capacidade de medir glicemia de forma não invasiva, especialmente se sugerirem seu uso para controle glicêmico.
É muito BLA, BLA. Cadê a cura do diabetes. Falaram que em 2 anos já descobrira . Até agora, só enchendo o BOLSO dos Famaceuticos .
Muito bom, infelizmente há pessoas adquirindo e o problema é bem no futuro, pois as complicações surgem, de imediato para alguns casos e as situações drásticas que são irreversíveis aí não tem como realmente fazer mais nada. Por isso é de extrema importância haver toda essa atenção!