Exercício é remédio: OMS faz alerta sobre estilo de vida

Tratamento

Aline Feitosa, da Redação Um Diabético

Mais da metade da população brasileira (52%) não pratica atividades físicas com regularidade. É o que aponta um estudo do Seis, que revela também que entre os brasileiros sedentários 42% apresentaram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Por outro lado 72% dos que se exercitam com frequência não tiveram nenhuma intercorrência com a saúde.

Para as pessoas com diabetes o exercício físico regular é um dos pilares do tratamento. O preparador físico Emerson Bisan, que tem diabetes tipo 1 e é membro do Departamento de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Diabetes explica: “No diabetes tipo 1 e no tipo 2 os exercícios têm que fazer parte do tratamento, além dos medicamentos e um programa alimentar que todos deveriam fazer com equilíbrio”.

O preparador físico Emerson Bisan tem diabetes tipo 1 e é membro do Departamento de Atividade Física da SBD

A prática de exercícios reduz os riscos cardiovasculares, melhora o controle glicêmico, contribui para a perda de peso e aumenta o bem estar. “O importante é se movimentar. E a grande sacada é a regularidade. Precisa incluir o exercício em seu dia a dia”, recomenda o preparador físico. A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que as pessoas com diabetes façam no mínimo 150 minutos de atividade física por semana, isso representa 30 minutos de caminhada, 5 vezes por semana, por exemplo. “As atividades devem ser distribuídas entre trabalho cardiovascular, trabalho muscular e também equilibrando com exercícios que trabalham a mobilidade articular, flexibilidade e postura”, sugere Emerson.

Um relatório mais recente da OMS afirma que cerca de 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças cardíacas, obesidade e outras doenças ligadas à falta da prática de atividades físicas. O sedentarismo e as doenças decorrentes dele causam 300 mil mortes por ano no Brasil, segundo a entidade. O número tende a crescer à medida que as pessoas dizem “não ter tempo” para praticar exercícios físicos. 

Cuidados na hora do exercício

Antes de começar a fazer um exercício vale checar com um profissional as melhores opções. Para as pessoas com diabetes é importante também verificar a glicemia antes de qualquer exercício. “Na fase inicial o profissional de Educação Física conhece as formas de dosar as intensidades e quantidades certas para evitar sobrecargas e lesões” ressalta Emerson.

Segundo a OMS o recomendado é fazer 150 minutos de atividades físicas por semana

Confira mais dicas:

Escolha uma atividade que te agrade, seja de sua preferência para facilitar a adesão.

O ideal nessa atividade é que você cumpra todas as exigências de um exercício como acelerar os batimentos cardíacos minimamente para causar as transformações de melhora na função cardíaca, exigência muscular mínima para o ganho de força, coordenação motora, mobilidade e elasticidade.

Comece de forma gradativa para que o corpo se adapte de forma lenta e segura.

Passar por uma avaliação física e procurar um profissional de saúde para acompanhar principalmente os primeiros passos.