Um estudo recente publicado na revista Diabetes Obesity and Metabolism revelou que o controle adequado da glicose em pessoas com diabetes pode amenizar o declínio da velocidade de caminhada em idosos. Este estudo é significativo, pois a lentidão na caminhada é um indicador crítico de mobilidade, associado à perda de independência, maior risco de quedas, hospitalizações e até morte.
O estudo, realizado com 3.202 idosos britânicos acompanhados por oito anos, faz parte do Projeto ELSA (Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento) e foi conduzido por pesquisadores do University College London, com análise de dados pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os participantes foram classificados em três categorias: sem diabetes, bom controle glicêmico (hemoglobina glicada entre 6,5% e 7,0%) e mau controle glicêmico (hemoglobina glicada acima de 7,0%).
Controle da glicose
Os resultados indicaram que o mau controle glicêmico é um fator determinante para o declínio da velocidade de caminhada, independentemente das condições prévias de mobilidade dos indivíduos. No grupo com mau controle da glicose, o declínio anual da velocidade de caminhada foi de 0,014 m/s, totalizando uma redução de 0,222 m/s ao longo dos oito anos – mais de um quarto do valor considerado normal para uma pessoa idosa.