EUA pedem novos estudos para aprovação da 1ª insulina semanal

Notícias Rápidas

A primeira insulina semanal do mundo ainda não foi aprovada nos Estados Unidos. O medicamento, que recentemente teve aprovação na Europa e já está disponível no Canadá e no Japão, terá que apresentar novas evidência científicas ao órgão regulatório americano, o Food and Drug Administration (FDA).

Em 10 de julho de 2024 o FDA emitiu uma Carta de Resposta Completa (CRL) e destacou preocupações relacionadas ao processo de fabricação e à indicação para o tratamento de diabetes tipo 1 e solicitaram novos estudos.

O Comitê Consultivo de Medicamentos Endocrinológicos e Metabólicos do FDA realizou uma reunião em maio de 2024 para discutir a relação risco-benefício da insulina Icodec.

O painel de especialistas independentes determinou que os dados disponíveis não eram suficientes para concluir que a insulina era segura e eficaz para o tratamento de diabetes tipo 1. No entanto, a discussão sobre a Icodec para diabetes tipo 2 não foi abordada nesta reunião.

A insulina semanal pelo mundo

Apesar dessa negativa nos Estados Unidos, a Insulina Icodec já recebeu aprovações em outras partes do mundo. A União Europeia, Canadá, Austrália, Japão, Suíça e China aprovaram o uso da insulina para o tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2.

Além disso, no Brasil, a Novo Nordisk submeteu o pedido de registro para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril de 2023, com uma resposta recente às exigências clínicas solicitadas pela agência.

A Novo Nordisk, em resposta à decisão da FDA, reafirmou seu compromisso com a insulina Icodec. Martin Lange, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento da Novo Nordisk, destacou a crença da empresa no potencial dessa insulina semanal para pessoas que necessitam de terapia com insulina basal.