Estudo que busca a cura do diabetes é suspenso após duas mortes

Notícias Rápidas

Um dos estudos mais avançados, que busca encontrar a cura do diabetes, precisou ser interrompido pela empresa responsável depois que dois dos quatorze participantes morreram. As novidades sobre a pesquisa eram esperadas por médicos do mundo inteiro durante o maior evento de tecnologia em diabetes do mundo, o ATTD 2024 – International Conference on Advanced Technologies and Treatments for Diabetes – que acontece em Florença, na Itália.

O estudo consiste em uma terapia experimental com células-tronco usadas para restaurar a produção de insulina em pessoas com diabetes tipo 1. De acordo com o site DiaTribe, um dos pacientes que morreu foi considerado a primeira pessoa “curada” do diabetes tipo 1. 

Brian Shelton, 66 anos, começou a produzir com sucesso sua própria insulina em 2021, seis meses após ser tratado. A história dele ganhou destaque no The New York Times ao ser considerado o primeiro paciente no mundo a ter sido curado do diabetes tipo. O caso ganhou repercussão mundial.

Ainda segundo o site, nenhuma informação sobre o outro participante que faleceu foi divulgada. Enquanto o estudo estiver suspenso, nenhum novo paciente poderá iniciar a terapia, mas as pessoas que já participaram do estudo continuarão recebendo o tratamento e sendo acompanhadas. 

Esta é a segunda vez que o teste foi pausado. Em maio de 2022, a FDA (Food and Drug Administration) suspendeu por alguns meses o estudo por causa do aumento da dose. Os óbitos estão sendo investigados. O órgão regulatório dos Estados Unidos aguarda informações para ter certeza de que as mortes não têm relação com a pesquisa.

Ao DiaTribe, a empresa Vertex Pharmaceuticals relatou que a terapia chamada de  VX-880 é bem tolerada, sem efeitos colaterais graves e que a segurança é mesmo esperada ao uso de imunossupressores. A informação foi divulgada pelo site DiaTribe.

Gostou deste contéudo? Compartilhe!

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.