Pesquisas recentes mostram que crianças que têm predisposição ao diabetes tipo 1 e consomem alimentos como bananas, aveia e iogurte têm mais chances de desenvolver a doença. Por outro lado, o consumo de frutos vermelhos como morangos e mirtilos diminui esse risco.
A pesquisadora Suvi Virtanen, do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar, e sua equipe estudaram 5.674 crianças finlandesas geneticamente propensas ao diabetes tipo 1, acompanhando-as até os 6 anos de idade. Dessas, 94 desenvolveram diabetes tipo 1 e 206 apresentaram autoimunidade nas células do pâncreas.
Os colaboradores da pesquisa investigaram 34 grupos de alimentos e notaram que quanto mais comiam banana, aveia e centeio as crianças comiam, maior o risco de diabetes. Isso pode deixar pais confusos, pois muitos desses alimentos são considerados saudáveis.
O estudo destacada que é essencial descobrir o que, nesses alimentos, está relacionado ao diabetes. Se os polifenóis (compostos orgânicos naturais) forem comprovadamente protetores, podem ser usados na prevenção da doença. No entanto, ela alertou que ainda é cedo para mudar a dieta de crianças com base nesses resultados.
A Diabetes UK enfatiza que as causas do diabetes tipo 1 ainda são desconhecidas e que não há evidências de que a alimentação seja o principal fator. Acredita-se que o diabetes tipo 1 se desenvolva devido a uma combinação de fatores genéticos e desconhecidos, não relacionados ao estilo de vida.
O estudo está será apresentado na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo dos Diabetes (EASD), em Madrid, mas os autores acreditam que ainda é prematuro emitir quaisquer recomendações alimentares, sobre o que os bebés e as crianças pequenas devem comer, com base nestas descobertas.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
E A C U R A Do diabetes ?????? Quando chega no Brasil ???????.
Quando os insumos do diabetes forem pequenos suficientes para a indústria farmacêutica não lucrar com eles. Só assim a cura virá infelizmente.