A equipe do portal Um Diabético está presente na Conferência Internacional sobre Tecnologias Avançadas e Tratamentos para Diabetes (ATTD) que acontece na cidade de Florença, na Itália, e vamos trazer alguns destaques de soluções médicas que estão chegando ao mercado para atender as pessoas que tem diabetes.
Dentre os destaques está uma inovação no monitoramento do diabetes: um novo equipamento capaz de medir a hemoglobina glicada diretamente através da unha. Este exame indica a média do controle glicêmico a longo prazo, nos últimos 3 meses.
Essa medição é feita por meio de exames de sangue tradicionais, mas a nova tecnologia permite uma abordagem não invasiva e mais conveniente. O dispositivo ainda passará por aprovações de órgãos para ir para o mercado. Mas com essa inovação, os pacientes poderão monitorar seus níveis de hemoglobina glicada de forma mais fácil e frequente, o que pode levar a um tratamento mais preciso e uma melhor qualidade de vida.
Além disso, o acesso facilitado a essa informação pode ajudar os profissionais de saúde a ajustarem os planos de tratamento de forma mais rápida e eficaz, contribuindo assim para uma gestão mais eficiente do diabetes e a prevenção de complicações associadas à doença.
Manter a hemoglobina glicada dentro de uma faixa-alvo é essencial para reduzir o risco de complicações do diabetes, como problemas renais, oculares, cardiovasculares e neuropáticos. As metas de hemoglobina glicada podem variar dependendo da idade, saúde geral e outros fatores individuais do paciente. No entanto, geralmente, um nível de hemoglobina glicada abaixo de 7% é considerado ideal para a maioria das pessoas com diabetes.
Os médicos recomendam testes regulares do exame, geralmente a cada 3 a 6 meses, para monitorar o controle do diabetes e ajustar o plano de tratamento, se necessário. O acompanhamento frequente da hemoglobina glicada é uma parte fundamental do cuidado preventivo e gerenciamento eficaz do diabetes.
O Congresso ATTD 2024 promete trazer insights sobre o estado atual e futuro do tratamento e prevenção do diabetes, abordando tanto questões tecnológicas quanto farmacológicas.
Veja o vídeo com a novidade:
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.