Direto do ADA: estudo aponta medicamento poderoso para pessoas com DM 2 e obesidade

Tratamento

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

O estudo mostrou que o tirzepatide é poderoso. Pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade perderam 15% do peso corporal ao tomar o medicamento. Os resultados foram apresentados no simpósio da American Diabetes Association, o ADA, em São Diego, na California. O evento reúne médicos e pesquisadores do mundo todo. 

A obesidade afeta 650 milhões de pessoas em todo o mundo, 6,7 milhões de brasileiros, e é um fator de risco conhecido do diabetes tipo 2. 

O estudo envolveu 938 participantes com diabetes tipo 2 e obesidade ou sobrepeso, ao longo de um ano e quatro meses. 

Os resultados indicam que a tirzepatide pode ser uma opção eficaz de perda de peso para indivíduos que vivem com diabetes tipo 2 e obesidade. Os participantes perderam uma média de 15% de seu peso corporal inicial após esse período do 72 semanas de tratamento. 

A redução de peso média geral em pacientes usando tirzepatide foi de 14,8 kg. A HbA1c foi de 8% no início do estudo e diminuiu para 5,9% no final do estudo. O estudo também constatou que 49% atingiram uma HbA1c normal abaixo de 5,7% sem qualquer hipoglicemia grave.

“Com uma nova droga como a tirzepatide, fica claro que precisamos de uma abordagem centrada no peso para tratar o diabetes tipo 2 quando a obesidade também está presente, duas condições que estão interligadas para tantos americanos”, disse W. Timothy Garvey, MD, MACE, MABOM, professor universitário da Universidade do Alabama em Birmingham e diretor do UAB Diabetes Research Center. “Estamos encorajados por esses resultados de perda de peso e controle glicêmico, especialmente porque as intervenções de perda de peso são tipicamente menos eficazes em pacientes com diabetes”.

Os autores deste estudo acreditam que a obesidade deve ser tratada tão agressivamente quanto outras doenças crônicas e que os esforços futuros para tratar a obesidade devem se concentrar na redução das complicações relacionadas à obesidade, incluindo a prevenção e o tratamento do diabetes tipo 2.

Sobre a Associação Americana de Diabetes