Conheça as três formas de medir a glicose

Tratamento

Quem convive com o diabetes, enfrenta uma rotina intensa de cuidados e um dos maiores desafios é manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Um dos principais pontos de atenção no tratamento do diabetes, é acompanhar o controle glicêmico ao longo do dia, e entender se está dentro da meta estabelecida para evitar as complicações associadas à glicose alta no sangue por um longo período de tempo.

Alguns estudos como o Diabetes Control and Complications Trial (DCCT), indicam que manter os níveis de glicose sob controle, está diretamente ligado à redução do risco de complicações a longo prazo para aqueles que convivem com diabetes. Existem várias formas de acompanhar e medir o controle glicêmico as principais são:

Exames Laboratoriais

A forma mais aprofundada que permite o médico acompanhar com segurança o tratamento do diabetes, são os testes realizados em análises laboratoriais que desempenham um importante papel, especialmente em situações que exigem uma avaliação mais abrangente dos parâmetros metabólicos. Normalmente eles são prescritos pelo médico, que irá avaliar nos resultados e outros indicadores como a hemoglobina glicada e a presença de glicose na urina.


Glicosímetros:

Uma das formas mais tradicionais e amplamente utilizadas para medir a glicose diariamente é através dos glicosímetros, um dispositivo portátil que permite às pessoas com diabetes, entender o valor da glicemia instantâneamente. Com a ajuda de um lancetador que possui uma agulha na ponta, a pessoa perfura o dedo e coloca uma gota de sangue em uma fita, que deve estar acoplada no aparelho. O resultado aparece na tela em instantes. Os glicosímetros, variam em termos de tamanho, portabilidade e recursos. É uma ferramenta importante e mais acessível para monitorar os níveis de glicemia fornecendo o resultado instantâneamente. Neste caso o ideal é a pessoa anotar a data, o horário, o valor de cada medição e levar todas as anotações no retorno da consulta médica.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento e suporte para pessoas que convivem com diabetes. Isso inclui o fornecimento de glicosímetros, lancetadores e tiras de teste para monitoramento da glicemia. Em algumas áreas, o fornecimento dos insumos pode ser mais amplo e acessível, enquanto em outras, pode haver restrições ou critérios específicos para receber esses ítens gratuitamente. Para obter informações sobre os recursos disponíveis no SUS para o tratamento de pessoas com diabetes na sua região, é recomendável entrar em contato com o posto de saúde local, clínica de saúde da família ou unidade básica de saúde para saber detalhes.