Sociedade Brasileira de Imunização reforça a importância da segunda dose da vacina Influenza. Entenda os impactos e os benefícios da dose de reforço para os diabéticos
Isabella Pedreira, da Redação Um Diabético
É uma questão biológica: quem tem diabetes têm menos células de defesa e acabam comprometidas quando expostas a uma doença viral ou bacteriana. Dados indicam que cerca de 80% da população brasileira com diabetes tipo dois, não conseguem manter a glicemia dentro da meta de controle.
É um desafio: manter cuidados extras com a saúde, mas com a evolução da ciência diversas alternativas surgiram para fortalecer o corpo. Uma delas foi a invenção das vacinas, que estão disponíveis no Brasil.
Recentemente a Sociedade Brasileira de Imunização soltou uma nota recomendando pessoas acima de 60 anos a tomarem a segunda dose, ou também conhecida como dose de reforço, da vacina contra a gripe.
Mas e para os diabéticos? Qual a melhor recomendação?
O jornalista Tom Bueno, apresentador do canal Um Diabético, foi atrás da resposta. Conversou com o infectologista Álvaro Costa. Foi ele quem trouxe uma informação importante: A dose de reforço da vacina da gripe é recomendada para quem tem diabetes.
A recomendação do especialista vale principalmente para pessoas que têm o diabetes descompensado, além de pessoas que fazem o tratamento e dependem do uso da insulina. A vacina se torna o meio seguro e eficaz de fortalecer o sistema imunológico e evitar que uma gripe se torne algo mais grave.
E sempre vale lembrar: cada caso é um caso, então se pintou uma dúvida consulte um profissional de confiança! O melhor método é sempre a prevenção!