Diabético pode comer uva passa?

Alimentação

Esse é um assunto polêmico, que rende discussões calorosas. Há quem ame, há quem odeie! E chegou a época do ano que ela reina nas receitas natalinas. Mas o gosto adocicado dela levanta a dúvida na hora de colocar comida no prato: diabético pode comer uva passa?

Eu faço parte do time que gosta de uva passa, e você?

HORA DA VERDADE!

É melhor eu já começar me posicionando: eu amo uva passa! Mas, depois que eu recebi o diagnóstico de diabetes, esse era um alimento acreditei que teria que tirar da minha vida. Mas, não e, por isso, me surpreendi!

Para trazer essas informações para vocês eu conversei com a Carol Neto, nutricionista que sempre dá orientações preciosas aqui no Um Diabético. Então, vamos aos fatos: cada uva passa tem, em média, um grama de carboidrato e, entre outras propriedades, é fonte de fibras. Isso significa que a uva passa desempenha um importante papel para o funcionamento do intestino e não tem impacto forte na glicose.

VAI COM CALMA

Como tudo na vida, se você exagera a conta chega! E não há milagre de Natal que te permita comer muita uva passa sem consequências, principalmente se tratando de um diabético.

Uma grama de carboidrato é pouco, mas uma uva passa também é, ninguém come só isso. De acordo com a Carol Neto, o segredo mesmo é ser moderado na hora de consumir o alimento. Uma colher de sopa de uva tem cerca de 15 gramas de carboidrato, então, é melhor monitorar para não passar do ponto. Depois da ceia, se você faz a aplicação de insulina, tem que levar em conta a uva passa. Se você tem diabetes tipo 2 e faz uso de medicação, é só ficar atento ao controle da glicemia.

Comendo moderadamente, as propriedades da uva passa podem te fazer bem.

CEIA COMPLETA

Falando em ceia, vamos deixar claro que quase nunca a uva passa é consumida pura. Para o desgosto de alguns familiares, ela tá no arroz, na maionese, na farofa… E ai, não adianta contabilizar só a uva passa, tá bom? Não se esqueça que esse conjunto de ingredientes pode afetar os níveis da sua glicemia e estragar seu Natal.

E ai, ficou surpreso, assim como eu, quando descobri que mesmo sendo um alimento doce, a uva passa não é prejudicial ao diabético? E, pode contar, você ama ou odeia?