Diabético pode comer aveia?

Alimentação

Até para os menos criativos na cozinha, a aveia consegue ser um alimento coringa, que vai bem com vários ingredientes e que cabe em muitas refeições. Os benefícios nutricionais, como a qualidade das fibras presentes na aveia, também torna o cereal um queridinho quando o assunto é alimentação saudável.

Mas, quando se trata de alimentação de um diabético, nem tudo é tão óbvio assim. E ai, aveia pode ou não pode na vida de quem vive com diabetes?

PODE, MAS DEPENDE!

Primeiro, por ser uma fonte de fibras, a aveia ajuda no controle da glicemia. O que é ótimo, mas a composição da aveia também inclui proteínas e carboidratos, e é ai que você, diabético, precisa ficar atento!

É que em cada colher de aveia, nove gramas são de carboidratos, o que sozinhos podem não ser um risco para a glicose. Mas como quase nunca a aveia é ingerida pura, a inclusão de novos alimentos faz toda diferença. Por exemplo, um café da manhã com banana e aveia? Parece uma ótima ideia, porém o carboidrato na fruta não pode ser ignorado.

A preocupação é que o excesso de carboidrato faça os níveis de glicose subir, desencadeando uma desordem no metabolismo e potencializando o diabetes.

TEM HORA CERTA?

Aveia tem carboidratos e, consequentemente, o índice glicêmico de quem a ingere vai subir. É inevitável! Por isso é tão importante comer a quantidade certa para que essa alteração seja pequena a ponto de não ter impacto no seu bem estar.

Para conseguir fazer esse controle de carboidrato consumido, o mais indicado é comer a aveia pela manhã. A versatilidade do cereal também ajuda. Tem aveia em flocos, farinha ou farelo, o que abre várias possibilidades na hora de incluí-la na alimentação.

A RESPOSTA É O EQUILÍBRIO