A resposta parece muito óbvia, não é? Mas são tantos tipos de açúcar, será que não tem um menos pior que o outro? Algum que é mais indicado para o diabético? Pois saiba que ele pode ser vilão, mas também pode salvar nossa vida. Ficou confuso? Eu te explico agora!
Primeiro, vamos separar as coisas e esclarecer uma dúvida bem comum. O açúcar, aquele pequeno cristal que usamos como ingrediente e tempero, não é a mesma coisa da glicose, que às vezes falamos como “açúcar no sangue”. Esse último é, na verdade, um carboidrato que, no sangue, se transforma em glicose.
Agora voltando ao açúcar de comer… a Carol Neto, nutricionista, me municiou de informações importantes para que eu pudesse repassar para vocês. Então, presta atenção!
E AÍ, TEM DIFERENÇA? Segundo a Carol, não há diferença quando o assunto é índice glicêmico, ou seja, a velocidade necessária para que o carboidrato se torne glicose na corrente sanguínea. Pouco importa se é o açúcar demerara, branco ou mascavo, eles terão o mesmo efeito na sua glicose.
O que muda é o processo de industrialização deles e, consequentemente, algumas propriedades deles. O açúcar demerara e mascavo, por exemplo, são menos refinados e, por isso, tem mais potássio e cálcio. Podemos dizer que eles são mais saudáveis, mas, repito, em índice glicêmico não tem diferença.
O DIABÉTICO E O AÇÚCAR A indicação é que o diabético tenha ainda mais senso de consumo de açúcar que uma pessoa que não tenha a doença crônica. O motivo é simples: açúcar tem muito carboidrato! É um alimento calórico, por isso, não é prejudicial apenas na hora de elevar a glicose, mas também em ser um dos principais motivos do aumento de peso, o que traz mais problemas para o controle glicêmico.
Mas, não quer dizer que a pessoa com diabéte nunca vai poder consumir açúcar. Até porque existem os diabéticos que sofrem de episódios de hipoglicemia, que é justamente quando a glicose está baixa no sangue. Aí sim, o açúcar é importantíssimo! É ele que vai fazer voltar à normalidade o nível da glicose. Na falta de comidas ou bebidas doces, o açúcar puro resolve o problema também.
Portanto, o açúcar pode ser consumido por quem tem diabetes, mas de forma moderada, estratégica e responsável. Para você isso é tranquilo ou um desafio? Conta pra mim!
Um desafio, pois adoro doces