Pessoas com diabetes podem comer abacate?

Alimentação

Abacate me lembra a infância. Eu comia abacate com leite em pó. Mas o diabético pode comer abacate? O que você precisa saber em relação ao abacate e ao controle do diabetes? 

Eu conversei com a nutricionista, Carol Neto, e ela me passou umas informações importantes em relação ao abacate. Primeiro, em relação ao carboidrato, que é o que vira glicose no sangue, açúcar no sangue. Para cada 100 gramas de abacate, a gente tem uma média de 6 gramas de carboidrato. 

Portanto, não é muito carboidrato. Vai depender, claro, da quantidade. Uma coisa são 100 gramas. Uma coisa é você consumir três abacates, por exemplo. A quantidade muda e o impacto no organismo também é diferente.

O abacate tem um baixo índice glicêmico, mas ele é um alimento muito calórico, e tem gordura, gordura boa. Mas a gente precisa tomar cuidado em relação à quantidade por conta da caloria. A caloria faz a gente engordar também. Então, a gente tem que tomar cuidado com os exageros. Mas o que a pessoa com diabetes precisa saber em relação ao abacate?

Ao consumir um abacate, se for uma quantidade razoável, por exemplo, 100 gramas, 200 gramas de abacate, você vai entender que a gente vai ter o carboidrato. Não faz subir. Não tem um pico glicêmico, é muito rápido, a curva é diferente e menor. Como ele tem bastante gordura, quando a gente fala da quantidade isso também vai definir se a glicose vai subir duas horas ou três horas depois, por conta dessa gordura.

Mas normalmente a gente não consome muito abacate, então isso significa que consumindo de uma forma razoável não vai ter tanto impacto no controle da glicemia. 

Então, diabético pode consumir abacate com equilíbrio, sem exagero. E, claro, depende da forma como você vai preparar. Agora, se você consome o abacate, como vitamina, por exemplo, tem que saber o que você está colocando nessa vitamina e também a quantidade.