Maurílio Goeldner
Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br
A alimentação é papel fundamental na gestão do diabetes. Compreender o impacto dos diferentes macronutrientes, como as proteínas, na glicemia é essencial para um controle eficaz da condição. A nutricionista Carol Netto destaca que as proteínas têm um papel peculiar na dieta, uma vez que são consideradas praticamente isentas de carboidratos. No entanto, quando consumidas em grandes quantidades, especialmente em fontes de proteína animal, como um suculento churrasco, há um aspecto importante a considerar. “Quando você come muita proteína, parte dela se transforma em carboidratos. No entanto, isso não significa que você possa trocar um pedaço de pão, arroz ou macarrão por proteína sem consequências. Essa transformação ocorre, mas não de forma imediata. Muitas pessoas não consideram esse fato, e acho que isso atrapalha muito a contagem de carboidratos”, lembra a especialista.
O que isso significa é que quando você consome uma grande quantidade de proteína, especialmente de fontes animais, como carne com alto teor de gordura, parte dela se converte em carboidratos com o tempo. Isso pode impactar os níveis de glicose no sangue de maneira semelhante ao consumo de carboidratos diretamente.