O Sistema Único de Saúde (SUS) se prepara para oferecer uma nova opção no tratamento gratuito para pessoas com diabetes tipo 2. Em recente atualização, o Ministério da Saúde aprovou a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) que inclui mudanças nas recomendações do tratamento em todo o país.
O protocolo de tratamento é um documento que estabelece os critérios para diagnóstico, tratamento, medicamentos e acompanhamento clínico no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Com essas mudanças, espera-se oferecer um tratamento mais eficaz e personalizado para os pacientes com diabetes tipo 2, contribuindo para o controle da doença e melhorando sua qualidade de vida.
Uma das principais alterações diz respeito à faixa etária para a prescrição da Dapagliflozina, um medicamento que mostrou benefícios no controle da doença. A Dapagliflozina é um medicamento que também ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovascular como infarto e derrame, que são as principais complicações associadas à ao diabetes. Anteriormente, a recomendação do remédio no sistema público era para pacientes com 65 anos ou mais e já com doença cardiovascular. Agora, com a nova atualização, o uso do medicamento é oferecido para pacientes a partir dos 40 anos de idade, com risco de doenças do coração ou que já teve alguma problema cardíaco.
Gostei da informação, só não gostei no fator idade. Me foi indicado o Forxiga 10ml, tenho 63 anos, insuficiência cardíaca, renal, etc. É carinho.