SUS: 13 exames de rotina oferecidos para quem tem diabetes

Saúde Pública

A saúde de quem convive com diabetes demanda uma atenção especial e constante. Além de seguir um plano de tratamento adequado, e realizar exames periódicos, é fundamental para monitorar a condição e prevenir complicações.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza exames que devem ser feitos por pessoas com diabetes e que avaliam os níveis de glicose e também podem indicar risco de complicações por causa da glicose alta. Existem 13 exames laboratoriais oferecidos gratuitamente pelo SUS. O portal Um Diabético conversou com o endocrinologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Fernando Valente, que elencou e explicou a importância de cada um desses exames. São eles:

• Glicemia de jejum e Hemoglobina glicada (também conhecida como HbA1c): 

Colhidos no sangue, devem ser feitos para avaliar se as taxas de açúcar no sangue estão compensadas. Enquanto a glicemia de jejum é uma “fotografia” de como está o açúcar no sangue no momento da coleta do exame, a Hemoglobina aplicada é uma média do açúcar no sangue nos últimos 3 meses. Ambos são disponíveis no SUS

A Hemoglobina aplicada, idealmente, deveria ser coletada a cada 3 meses (em caso dela estar acima do valor ideal, ou se houver mudança no tratamento do diabetes) ou a cada 6 meses (se a HbA1c estiver dentro da meta estabelecida, que normalmente é menor 7%). Valores de glicemia e de Hemoglobina aplicada acima das metas implicam em um risco aumentado de cegueira, amputações, falência dos rins, derrame cerebral e infarto do coração, que é a maior causa de morte na pessoa com diabetes.

• Colesterol total e frações e Triglicérides: 

Colhidos no sangue, medem a quantidade de gordura circulante, que é um marcador de risco de entupimento das artérias e veias. Assim, alteração de colesterol e triglicérides é também um fator de risco importante para doenças cardiovasculares (infarto e derrame) e potencializa esse risco em uma pessoa com diabetes. 

Atingir as metas de colesterol e triglicérides reduz os riscos da mortalidade em pessoas com diabetes. As metas de colesterol a serem alcançadas são diferentes das metas para pessoas sem diabetes, ou seja, são diferentes das trazidas pelo laboratório como valor de referência ideal. São exames disponíveis no SUS, A frequência, assim como a Hemoglobina glicada, depende se os níveis de colesterol estão dentro do alvo estabelecido.

• Avaliação dos Rins – Creatinina (no sangue) e relação urinária albumina-creatinina (em uma amostra isolada de urina): 

Devem ser feitos anualmente se estiverem normais e em intervalos mais curtos se alterados. Tem como finalidade avaliar a função dos rins. O fato de apessoa urinar bastante não quer dizer que esteja tudo bem. É através da dosagem de creatinina que é possível saber se o rim está filtrando a urina adequadamente.