Quando o diabetes não é controlado corretamente, diversos órgãos do corpo podem ser impactados, incluindo o estômago. A relação entre a alta glicose e os problemas gástricos, como a gastroparesia, merece atenção, já que o funcionamento inadequado do estômago pode trazer muitos desconfortos e complicações para quem convive com diabetes.
Como o diabetes afeta o estômago?
A hiperglicemia crônica, ou seja, a glicose elevada no sangue por longos períodos, pode causar danos aos vasos sanguíneos e aos nervos do sistema digestivo. O estômago não consegue desempenhar suas funções corretamente quando o diabetes afeta os nervos que controlam o órgão, o que pode levar à gastroparesia.
A gastroparesia é uma condição na qual o estômago demora mais do que o normal para esvaziar seu conteúdo no intestino delgado. Isso acontece porque os músculos do estômago não se contraem da forma adequada, prejudicando o trânsito dos alimentos e a digestão e uma sensação de “estufamento” na região abdominal.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da gastroparesia podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns sinais comuns incluem:
Refluxo ácido;
Azia persistente;
Náuseas e vômitos;
Sensação de inchaço abdominal;
Dores no estômago.
A avaliação médica é fundamental quando esses sintomas persistem, pois muitas vezes eles se confundem com outras condições gastrointestinais.
Quando procurar um especialista?
Caso você apresente algum dos sintomas mencionados, especialmente se conviver com o diabetes, é importante agendar uma consulta com um gastroenterologista. O profissional poderá solicitar exames específicos, como a endoscopia, para avaliar a saúde do seu sistema digestivo e diagnosticar possíveis complicações. Além disso, quanto mais cedo for identificado um problema gástrico, maiores são as chances de tratar e minimizar os impactos da gastroparesia na qualidade de vida.
Prevenção
Manter a glicemia dentro da meta estabelecida pelo seu endocrinologista é a principal forma de prevenir complicações no estômago e em outros órgãos. Uma rotina de monitoramento da glicose, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e o uso correto das medicações são passos essenciais para evitar a gastroparesia.
A relação entre o diabetes e os problemas no estômago reforça a importância do controle da doença no dia a dia. Ao identificar sintomas como refluxo, náuseas ou dor abdominal, não hesite em buscar ajuda médica. Cuidar do diabetes é, também, cuidar do seu sistema digestivo e garantir mais qualidade de vida.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.