O Diabetes On é o principal evento para pessoas com diabetes no Brasil. Com o objetivo de transformar vidas, levar informação de qualidade e empoderar a comunidade com diabetes, o encontro reúne palestras, workshops, produtos e serviços, oficinas, práticas de contagem de carboidratos e um espaço dedicado às crianças.
A 9ª edição acontece no dia 20 de outubro, em São Paulo.
“Pensado para acolher pessoas”, diz Marina Barros, idealizadora do evento
Em entrevista ao portal Um Diabético, a marketing adviser Marina Barros, idealizadora do Diabetes On e que vive com diabetes tipo 1, compartilhou seu sonho de criar um espaço onde pacientes, médicos e a indústria farmacêutica possam se conectar de forma mais próxima e autêntica.
“A ideia do Diabetes On foi criar um evento pensado para acolher pessoas”, explica Marina. “Ele é um marco dentro da comunidade do diabetes, pois oferece educação por meio de palestras, exposições e experiências.”
O Diabetes On oferece atividades para todas as idades, como contação de histórias para as crianças, onde elas aprendem sobre o diabetes e veem personagens que usam sensor e bomba de insulina, promovendo identificação.
Há também um espaço dedicado à educação em diabetes para adolescentes e jovens adultos, com sessões de tatuagem e piercing.
O evento inclui uma área voltada para exames e oficinas que ensinam a contar carboidratos e a interpretar rótulos de alimentos.
Além da programação com profissionais da saúde, o evento conta com um espaço chamado “Gente como a gente”, onde pessoas compartilham suas histórias. “É uma mãe contando como dá autonomia para seu filho”, explica Marina.
Neste ano, um dos temas abordados nesse espaço será “Como é envelhecer com diabetes?”, no qual as pessoas compartilharão suas experiências ao longo da vida convivendo com a condição.
Marina destaca que esse espaço foi criado porque, mais de um século após a descoberta da insulina, já é possível ver pessoas com diabetes chegando a idades mais avançadas.
Ver as crianças no Diabetes On é algo que emociona Marina em todas as edições. “As crianças são amigas entre si, se veem uma vez por ano, pois suas mães moram em cidades diferentes. Para elas, é como estar de férias com a galera, e todo mundo tem diabetes”, conta.
Além disso, Marina ressalta que a mensagem mais importante do Diabetes On é que o tratamento do diabetes permite liberdade. “Você tem asas para voar, desde que se cuide”, conclui.
Marina Barros convive com o diabetes tipo 1 há mais de 20 anos. Ela descobriu a condição aos 15 anos, após entrar em coma por cetoacidose.
Ela relata que não foi tão difícil para ela, pois já entendia o que estava acontecendo, e focou em fazer o que era necessário para controlar a condição.
“Sempre tive uma família que me ajudou muito. Naquela época, há 24 anos, não tínhamos tudo o que temos hoje. Minha mãe deixou o emprego de gerente de uma joalheria para ser balconista de uma farmácia especializada em diabetes”, relembra Marina. Essa escolha da mãe foi para aprender a cuidar da filha.
Marina também escreveu um livro sobre a transição de ser uma adolescente com diabetes para se tornar uma jovem adulta convivendo com a condição e sobre os preconceitos que enfrentou.
Ela entendeu que precisava compartilhar o privilégio de acesso e informação que tinha com outras pessoas. Foi então que começou a escrever em um blog, de onde surgiu a ideia do Diabetes On.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Puxa vida, este evento é o sonho de QQ diabético participar! Imagina você num lugar onde estará a vontade, teu mundo praticamente kkk
Por mais eventos como este pelo Brasil…
Aliás os governos deviam fazer isso !!!
Poderiam pensar em trazer esse evento para o interior de São Paulo , como por exemplo Campinas, Ribeirão Preto, etc…
Puxa vida, este evento é o sonho de QQ diabético participar! Imagina você num lugar onde estará a vontade, teu mundo praticamente kkk
Por mais eventos como este pelo Brasil…
Aliás os governos deviam fazer isso !!!