AÇÃO OFERECE TESTE DE DIABETES GRATUITO PARA MORADORES DA ZONA SUL DE SP

Sem categoria

Neste sábado,11, uma parceria do canal Um Diabético e do aplicativo Glic oferece testes gratuitos em bairro da periferia de São Paulo

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Era pra ser universal, mas quem depende do SUS – Sistema Único de Saúde, não tem acesso fácil a simples exames de sangue, fundamentais para diagnosticar e acompanhar o tratamento do diabetes.

A demanda da população é grande e, às vezes, a espera pode demorar meses. Diante dessa realidade, uma ação vai oferecer teste de glicemia e exame de hemoglobina glicada para moradores de bairro carente de São Paulo, neste sábado (11), a partir das 9h da manhã.

Mônica de Melo Gonçalves, presidente da Associação Projeto Juninho, no bairro Jordanopólis, Zona Sul de São Paulo, nota que o sistema de saúde pública não consegue atender aos pacientes. “Hoje você vai numa UBS, primeiro tem que ter o médico, nós não estamos tendo o médico… quando vai marcar uma consulta, demora três, quatro meses para ser atendido. Então se uma pessoa tá com problema sério como diabetes, ela não pode esperar três, quatro meses pra fazer um exame”, reclama ela.

Mônica de Melo Gonçalves, presidente da Associação Projeto Juninho
Joana Bento, de 61 anos e o apresentador do canal Um Diabético, Tom Bueno

Joana Bento, de 61 anos, mora na mesma região da capital paulista e tem diagnóstico de diabetes tipo 2. Ela sabe a importância dos exames de glicemia e de hemoglobina glicada: “apesar da gente ter uma UBS aqui no bairro, é tudo muito limitado, né? Eu acho que isso é muito importante entra como uma prevenção para problemas futuros”.

As dificuldades dos diabéticos da periferia de São Paulo foram relatadas num episódio da série “Retrato – O Brasil que depende de insulina”

Os dois exames serão oferecidos gratuitamente num evento do canal Um Diabético em parceria com o aplicativo Glic.