Diabetes e digestão lenta: entenda como a gastroparesia complica o controle glicêmico

Outras Doenças Tratamento

A gastroparesia é uma condição em que os músculos do estômago não se contraem adequadamente para empurrar os alimentos pelo trato digestivo, responsável por digerir e absorver os alimentos, processando-os para obter energia e eliminar resíduos sólidos do corpo.

Isso faz com que a digestão ocorra de maneira lenta ou, em casos mais graves, que o estômago simplesmente não esvazie como deveria. Isso pode resultar em sintomas como náusea, vômito, sensação de estômago cheio após poucas mordidas e até dor abdominal.

Além disso, quem sofre com essa condição pode enfrentar problemas como desnutrição, já que o corpo passa a absorver menos nutrientes dos alimentos.

Por que quem tem diabetes deve se preocupar?

Níveis altos de glicose no sangue por longos períodos podem danificar os nervos responsáveis por controlar os músculos do estômago.

Essa complicação tende a se manifestar cerca de 10 anos após o diagnóstico de diabetes, especialmente quando o controle do açúcar no sangue é inadequado.

Estima-se que até 5% das pessoas com diabetes tipo 1 e 1% das com tipo 2 desenvolvam a gastroparesia em algum momento de suas vidas.

Além disso, a gastroparesia torna ainda mais difícil o controle glicêmico, já que a digestão irregular pode provocar picos ou quedas de açúcar no sangue.