Após duas cientistas terem sido condenadas por desmentir uma nutricionista que afirmava que o diabetes era causado por vermes, entidades médica se posicionaram sobre o assunto. Em resposta a grande repercussão que o tema ganhou nas redes sociais e jornais, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Associação Brasileira de Estudo da Obesidade (ABESO) e o Conselho Federal de Nutrição (CFN) emitiram um posicionamento conjunto para esclarecer a situação.
No documento, as entidades alertam que alguns profissionais têm promovido a teoria não científica de que vermes seriam responsáveis pelo desenvolvimento do diabetes, sugerindo inclusive tratamentos antiparasitários como solução para a doença. “Esta ideia é completamente infundada e não tem respaldo científico”.
Elas também alertaram que tais informações enganosas não apenas desinformam a população, mas também podem resultar no abandono de tratamentos eficazes e comprovados, expondo os pacientes a riscos graves e até fatais.
O posicionamento reforça a importância de buscar orientação e tratamento com profissionais qualificados e comprometidos com a ciência. As práticas oportunistas que visam lucro em detrimento da saúde pública são veementemente condenadas, e a recomendação é que pacientes com diabetes continuem a seguir os protocolos de tratamento estabelecidos e baseados em evidências científicas.
O portal Um Daibético noticiou que duas cientistas tinham sido condenas após desmentirem um vídeo em que uma nutricionista afirmava que o diabetes era causado por vermes. O caso ganhou repercussão nacional.
A bióloga e especialista em metabolismo do diabetes Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise foram condenadas, em 4 de setembro, por publicarem um vídeo refutando uma postagem do nutricionista. A sentença determinou que o vídeo dos cientistas fosse removido, sob pena de multa de R$ 100 por dia de descumprimento, além do pagamento de R$ 1.000 por danos morais.
De acordo com a decisão, as cientistas colocaram o nutricionista a uma situação de “vergonha e constrangimento”. Em julho do ano passado, a dupla publicou um vídeo esclarecendo que o diabetes não é causado por vermes. “Queríamos alertar nossos seguidores sobre os perigos de abandono de tratamentos comprovados para seguir protocolos sem comprovação científica”, afirmou Ana Bonassa.
Sobre o diabetes
O diabetes é uma condição crônica e prevalente, que afeta mais de 537 milhões de pessoas no mundo, com cerca de 20 milhões no Brasil. A doença, que pode levar a complicações graves como cegueira, insuficiência renal e doenças cardiovasculares, exige um tratamento contínuo e bem orienta
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
1 thought on “Diabetes é causada por vermes? Entidades médicas se pronunciam sobre o assunto”