Diabetes e Carnaval: Monte um kit prático e completo para cair na folia

Tratamento

Sabe-se que o Carnaval é a festividade mais tradicional da cultura brasileira. Por isso, nos próximos dias, traremos uma série de reportagens com dicas práticas para curtir os dias de festa, sem esquecer do controle da glicemia. 

Com a sua chegada, todos sentem o desejo de cair na folia e aproveitar ao máximo os dias regados de muita música, dança e alegria. Entretanto, para pessoas que convivem com diabetes, as preocupações vão muito além de pensar nas roupas e fantasias, exigindo uma atenção e cuidados especiais com a saúde.

Pensando nisso, trouxemos um guia prático para você, que convive com o diabetes para montar o seu kit completo e prático para aproveitar os dias de carnaval:

1. Glicosímetro ou sensor de glicose e suprimentos essenciais:

Ter consigo um glicosímetro ou sensor de glicose é indispensável. Lembre-se de incluir tiras de teste, lancetas e agulhas para garantir que você possa monitorar seus níveis de glicose durante o evento. Considerando as condições e o alto número de pessoas, o sensor de glicose pode ser mais eficaz devido à sua praticidade. Entenda que as condições festivas podem afetar os níveis de glicose, portanto, monitorar regularmente é fundamental.

Caso utilize insulina, é extremamente importante ter consigo pelo menos 2 frascos das insulinas utilizadas; portar um recipiente refrigerado para transporte desses frascos; seringas de insulina em boa quantidade, caso seja necessário realizar a correção de hiperglicemias; e, no mínimo, 2 unidades de O que é isso? Glucagon injetável para episódios de hipoglicemia com perda de consciência. 

2. Garrafinha de água:

Manter-se hidratado é primordial, especialmente para as pessoas que convivem com diabetes. Opte sempre por água ou água de coco para se hidratar, pois dessa forma não corre o risco de aumentar os níveis de glicose.

3. Lanche saudável:

Não se esqueça de preparar lanches saudáveis e de baixo teor de açúcar para levar para a folia e evitar quedas bruscas nos níveis de glicose. Frutas frescas, barras de proteína com baixo teor de carboidratos ou castanhas são ótimas escolhas para manter a hidratação e a energia em dia, sem acarretar alterações nos níveis de açúcar no sangue.