Diabetes e Carnaval: Entenda a importância de se hidratar

Tratamento

O Carnaval é uma das festas mais animadas e aguardadas pelos brasileiros. Para alguns, a data é marcada por muita música, dança, desfiles, alegria e energia. Já parou outro pelo descanso e organização. De toda forma, para aqueles que aproveitam para curtir a folia, a hidratação se torna essencial, especialmente para pessoas que convivem com diabetes. 

As temperaturas elevadas podem aumentar significativamente o risco de desidratação, pois a transpiração leva à perda de líquidos através do suor. Além disso, a ingestão de álcool, comum durante a folia, pode agravar ainda mais a desidratação e afetar os níveis de glicose.

Para garantir um carnaval seguro e saudável, é fundamental que os foliões que convivem com o diabetes tenham uma atenção especial com a hidratação.

Beba bastante água ao longo do dia

Para evitar ao máximo o risco de desidratação. Evite bebidas adoçadas artificialmente, prefira água mineral ou água de coco, uma excelente opção natural para repor a hidratação corporal.

A necessidade diária de água tem variação de pessoa para pessoa. Porém, o ideal é que seja considerado de 30 a 50 mL/kg por dia. Lembre-se que quanto maior o nível de gasto de energia ou realização de atividades físicas, maior a necessidade de água no organismo. A hidratação adequada não só previne descompensações glicêmicas, mas também auxilia na regulação térmica.

Isso porque o álcool pode afetar os níveis de glicose e desidratar o corpo. Portanto, caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e intercale com a ingestão de água mineral. 

Evite bebidas alcoólicas em excesso

Consuma frutas entre as refeições

Escolha aquelas com maior percentual de água em sua composição como morangos e maçãs, que são compostas por fibras e baixo teor de frutose. Além de ser um lanche prático que cabe na bolsa, é saudável e pode ser um importante aliado na hidratação do organismo.