Confinado na casa do Big Brother Brasil (BBB) desde janeiro de 2024, o canto Rodriguinho, integrante do famoso grupo de pagode “Os Travessos”, vem ganhando destaque na edição pelo seu comportamento, sua relação com os outros participantes e também por fazer comentários polêmicos, entre eles de diabetes “Cuidado com a sua diabetes”, disse o cantor a modelo Yasmin Brunet, outra participante do BBB 24. A fala do cantor rapidamente ganhou destaque nas redes sociais e gerou algumas críticas pela forma como foi dita.
O fato é que a “preocupação” do artista tem um motivo, Rodrigo convive com diabetes e recebeu o diagnóstico da doença em 2014, quando ainda era vocalista de “Os Travessos”. O cantor, conhecido por sua energia nos palcos, revelou que sua internação recente, após sentir-se mal durante um show, revelou o índice glicêmico atingindo 512 mg/dL, “Eu bebia uns oito litros de água por dia. Ia muito ao banheiro, ficava com sono e comecei a emagrecer mesmo comendo muita besteira. Conversei com minha mãe e com minha mulher e elas falaram para eu fazer um teste de diabetes. Comprei o teste e vi que estava com 512, quando o normal é de 80 a 110. E com 600, você fica em coma”, relembra Rodriguinho sobre os sintomas que o levaram ao diagnóstico”, compartilhou Rodriguinho.
No Brasil, mais de 40% das pessoas convivem com o diabetes tipo 2, o mesmo do Rodriguinho(BBB24), desconhecem sua condição, portanto não receberam o diagnóstico. Este tipo de diabetes é frequentemente descrito como “silencioso”, pois pode não apresentar sinais por anos. O diabetes tipo 2 é caracterizado pela pouca produção de insulina ou até pela dificuldade de ação dessa insulina no organismo (resistência insulínica). A causa pode tem um fundo genético, mas o sobrepeso ou a obesidade é o principal fator de risco para desencadear o problema. A falta de diagnóstico nos primeiros meses da doença pode resultar em complicações consideradas graves a longo prazo, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto, problemas renais e de visão, impotência sexual e até causar amputações.