O diabetes é uma condição crônica de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e seus sintomas podem se manifestar de diversas formas. Entre os sintomas, além dos diurnos, existem aqueles que surgem com maior frequência durante a noite. Mais quais são os principais sintomas noturnos do diabetes? Segue abaixo alguns sintomas comuns e a importância de realizar o diagnóstico precoce e gerenciamento da doença.
Afinal, quais os sintomas noturnos mais comuns?
- Poliúria: Caracteriza-se pelo aumento da produção de urina durante a noite, e costuma ser um sintoma bastante comum da doença. Pode resultar em frequentes idas ao banheiro durante a noite, interrompendo e prejudicando o sono. Esse sintoma ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão altos e os rins tentam filtrar o excesso de açúcar do corpo, o que implica em maior produção de urina.
- Fome: Neste caso, o sintoma se expressa mesmo após uma refeição bem equilibrada, o que pode indicar alterações nos níveis de açúcar no sangue. Consequentemente, podem ocorrer episódios de excessos alimentares durante a noite. Isso acontece quando os níveis de açúcar no organismo estiveram muito altos durante o dia e o corpo tenta compensar isso durante a noite.
- Hipoglicemia: A hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, é uma das causas mais comuns de sintomas noturnos em pessoas com diabetes. É o período em que o corpo permanece em jejum. Durante a noite, o corpo continua a consumir glicose para manter as funções vitais, e os medicamentos para diabetes podem aumentar o risco de hipoglicemia nesse período. Os principais sinais são: a sudorese excessiva, palpitações e pesadelos vívidos durante a noite podem ser indicativos de hipoglicemia noturna.
- Distúrbios do Sono: Pessoas com diabetes frequentemente enfrentam distúrbios do sono, como insônia, apneia do sono e até síndrome das pernas inquietas.
Segundo o Instituto de Especialidades e Sono, problemas de sono podem interferir no controle metabólico, na produção de glicocorticoides e da glicemia, e no aparecimento de resistência à insulina. Por isso, o tratamento da doença deve ser aliado ao diagnóstico precoce e tratamento dos distúrbios do sono.
A importância de um bom sono
Compreender os sintomas noturnos da diabetes é fundamental para o gerenciamento eficaz da doença. Isso porque, a identificação precoce desses sintomas e a compreensão das razões por trás de suas ocorrências podem orientar e complementar as estratégias de tratamento. Além disso, um acompanhamento médico regular e a adoção de um estilo de vida saudável são fundamentais para minimizar o impacto dos sintomas noturnos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diabetes.
Saiba mais:
Gostou do conteúdo? Participe da comunidade Um Diabético e receba notícias em primeira mão:
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.