De olho em 2024: como o tratamento do diabetes pode melhorar neste ano

Tratamento

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

Os últimos anos têm sido de grande evolução no tratamento do diabetes. Para 2024 está prevista a chegada de uma nova classe de remédios para o diabetes tipo 2. “Em 2024, teremos a chegada ao Brasil do primeiro representante de uma nova classe de medicamentos para o tratamento do diabetes tipo 2, os coagonistas do receptor de GIP e GLP-1. Trata-se da tirzepatida, uma medicação extremamente eficaz para a redução da glicemia e do peso corporal”, lembra o endocrinologista Wellington Santana da Silva Júnior.

Wellington Santana da Silva Júnior é endocrinologista e metabologista titulado pela SBEM
Professor Adjunto da Disciplina de Endocrinologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Diretor do Departamento de Diabetes da SBEM 2023-2024

Também está prevista a nova versão do sensor de monitorização contínua de glicose: “O novo sensor deixará de lado a necessidade de escaneamento intermitente, possibilitando o registro contínuo das variações de glicose sem perda de dados e a programação de alarmes para tomada de condutas oportunas”.

Entre os médicos as inovações são bem vindas, no entanto Wellington Santana lembra que ainda há um tratamento desigual para os brasileiros que vivem em diferentes regiões do país. “Apesar da empolgação com as novidades que prometem melhorar a vida das pessoas com diabetes, o que eu gostaria que melhorasse em 2024 é a acessibilidade dos brasileiros às inovações”, conclui o endocrinologista.