Em entrevista ao Portal Um Diabético o ator afirma que a foto dele foi usada de maneira indevida numa publicação com informações falsas; famoso descobriu há 9 anos que convive com o diabetes tipo 2
O ator Danton Mello estava no intervalo entre as gravações quando começou a receber várias mensagens de pessoas interessadas num remédio que ele teria tomado pra tratar o diabetes. Num primeiro momento ele achou estranho. Minutos depois recebeu uma foto e entendeu tudo. Era um anúncio onde aparecia a foto dele e a seguinte manchete: “Conheça a substância que conseguiu baixar a glicose de Danton Mello de 309 mg/dL para 99 mg/dL em 2 semanas…”
Danton ficou indignado e muito preocupado. “Traz um risco enorme pra saúde! De repente, pessoas que têm acompanhamento médico abandonam os remédios e a alimentação para tomar algo que não é comprovado, e não faz o menor sentido”, disse o ator em entrevista exclusiva ao portal Um Diabético. O famoso usou seu instagram para desmentir a publicação: “é um absurdo, uma empresa utilizar a imagem de uma pessoa famosa pra algo mentiroso, pra um produto que não existe, que não faz efeito, pra algo que só pode fazer mal, inclusive”.
Depois que Danton alertou para a fake news recebeu várias curtidas e compartilhamentos da publicação e ficou surpreso. “Eu quero alertar, porque eu recebi muitas mensagens de amigos e seguidores perguntando do remédio e querendo comprar. Foi uma repercussão gigante, então eu agradeço demais quem compartilhou e dividiu comigo o absurdo que é esse comercial”, relatou o ator que estuda a possibilidade de processar os autores do anúncio. “Vou conversar com meus advogados mas, sinceramente, não estou preocupado em processar. O mais importante é derrubar essas publicações, tirar do ar, e divulgar para o maior número de pessoas possível que é uma mentira”.
Diabetes tipo 2
Danton Mello descobriu que convive com diabetes tipo 2 há 9 anos. Ele conta que reagiu mal ao diagnóstico: “foi uma surpresa, eu fiquei muito chocado. Eu tenho histórico na família: minha mãe tem diabetes tipo 2, e o meu avô, pai dela, também tinha. Então eu fiquei muito assustado, nervoso e preocupado”. Mas ele também relembra que logo aprendeu a conviver com a doença. “Com um bom acompanhamento médico e com informações corretas e seguras a gente aprende que é possível conviver com diabetes, que é possível ter qualidade de vida e uma vida saudável. Isso é possível controlando com alimentação, exercícios, remédios e com a parceria com o seu médico. Isso que é importante”, ressalta.
Rotina de controle
Danton Mello fala abertamente do tratamento. Recentemente foi protagonista da websérie “Apaixonados pela Vida”, da campanha “Quem vê diabetes vê coração”, da empresa global de saúde Novo Nordisk. Assista aqui.
O ator afirma que não precisa de insulina, mas que toma remédios via oral e faz check ups periódicos. “Tomo meus remédios sem pular, é algo sério: você não pode pular ou deixar de tomar. Tem que estar acompanhando sempre, o mais importante é isso, parceria com o médico. Existem remédios gratuitos pelo SUS e pela farmácia popular, então todos devem fazer check ups e se cuidar”, aconselha Danton que é tratado pelo endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri. Ele controla a alimentação e tem uma rotina de exercícios físicos. “É uma doença séria e silenciosa, que pode causar muitos danos: desde cegueira, amputamentos, problemas cardíacos… Então devemos ficar atentos e nos cuidarmos com seriedade, com informações corretas”, conclui o ator.
Veja a íntegra da entrevista com o ator Danton Mello:
Um Diabético: Por que você decidiu vir a público desmentir a publicação? Danton Mello: Há umas duas semanas comecei a receber mensagens de amigos e seguidores que tinham conhecidos ou parentes que conviviam com diabetes, para saber se eu tinha tomado esse remédio, se realmente funcionava, se era verdade, e se tinha dado certo comigo. E eu não entendi nada! Comecei a procurar o anúncio e não achava. E hoje, por coincidência, apareceu para uma amiga dois posts, e ela mandou pra mim e pra minha esposa, a Sheila. Na hora que ela me mandou eu falei: “Eu preciso publicar, eu preciso colocar nas minhas redes que isso é uma mentira”.
Um Diabético: É uma forma de alertar para crenças erradas sobre o tratamento do diabetes?
Danton Mello: É, sem dúvidas, uma maneira de alertar, porque existe essa crença de que existem remédios milagrosos, e isso não existe. Eu já fiz várias campanhas sobre diabetes, eu sou um cara engajado com o tema. Quis mostrar a importância de ter um médico, de ter um acompanhamento, se cuidar com alimentação e exercícios, parcerias com médicos… Então na hora que eu vi, eu resolvi publicar. E eu estou muito feliz com a repercussão. Como a publicação teve muitas curtidas e muitas pessoas repostando, colocando em seus stories e ajudando a divulgar, porque é um absurdo, realmente. Uma empresa utilizar a imagem de uma pessoa famosa pra algo mentiroso, pra um produto que não existe, que não faz efeito, pra algo que só pode fazer mal, inclusive. Então foi uma maneira de alertar.
Um Diabético: Qual risco que uma publicação como essa traz para as pessoas que convivem com o diabetes? Danton Mello: Traz um risco enorme pra saúde! De repente, pessoas que têm acompanhamento médico abandonam os remédios e a alimentação para tomar algo que não é comprovado, e não faz o menor sentido. Então era um risco muito grande. Assim que eu recebi e consegui ter acesso, eu pensei: “É o momento para divulgar. Como tem tanta gente me perguntando, a melhor maneira é colocar nas redes sociais que isso é muito, muito falso. E perigoso!”. Espero que as pessoas me ajudem a denunciar e a repassar para quem pensou em comprar de que isso não existe.
Um Diabético: No nosso portal abordamos que a informação é uma arma importante para controlar a doença e para garantir também uma boa saúde mental (o que nem sempre é fácil). Mas esse tipo de anúncio que promete cura milagrosa acaba prestando um grande desserviço a sociedade… Você pretende acionar a justiça para processar os autores da publicação?
Danton Mello: É um desserviço, realmente. É algo muito falso, mentiroso. É um absurdo! Mas eu não sei. Vou conversar com meus advogados mas, sinceramente, não estou preocupado em processar. O mais importante é derrubar essas publicações, tirar do ar, e divulgar para o maior número de pessoas possível que é uma mentira. Que eu não tomei esse remédio, nunca tomei, e não conheço esse remédio. Eu faço um controle muito bem feito com o meu médico, eu tomo os meus remédios todos os dias. Eu não tomo insulina, eu controlo com alimentação, exercícios físicos e check ups periódicos, e estou sempre em contato com meu médico, dr. Couri. Então mais importante do que processar é tirar do ar e levar a informação de que isso é falso: que eu não participei de comercial nenhum, não tomei remédio dessa marca, de que isso é mentiroso e que não faz bem, e que não existe cura. O importante no momento é divulgar o que é certo e o que as pessoas têm que fazer para controlar a diabetes.
Um Diabético: A publicação continua no ar? Qual tem sido a repercussão depois que você resolveu denunciar? Danton Mello: Pois é, eu não sei se ainda está no ar porque eu não achei a publicação. Como eu disse, eu recebi hoje de uma amiga, e a repercussão tem sido incrível. Foi muito rápida a quantidade de curtidas e compartilhamentos da minha denúncia. Eu quero alertar, porque eu recebi muitas mensagens de amigos e seguidores perguntando do remédio e querendo comprar. Então eu agradeço demais, fiquei surpreso. Eu estava no meu horário de almoço do trabalho quando recebi o post, e postei na hora. Quando fui ver no final do dia foi uma repercussão gigante, então eu agradeço demais quem compartilhou e dividiu comigo o absurdo que é esse comercial. É importante divulgarmos nos sites especializados, sérios, como o que estamos conversando agora.
Um Diabético: Quando você descobriu que convivia com o diabetes tipo 2? Como foi diagnóstico e como você reagiu? Danton Mello: Recebi meu diagnóstico há 9 anos atrás, mais ou menos. E a minha reação foi péssima (risos). Foi uma surpresa, eu fiquei muito chocado. Eu tenho histórico na família: minha mãe tem diabetes tipo 2, e o meu avô, pai dela, também tinha. Então eu fiquei muito assustado, nervoso e preocupado. Mas com um bom acompanhamento médico e com informações corretas e seguras a gente aprende que é possível conviver com diabetes, que é possível ter qualidade de vida e uma vida saudável. Isso é possível controlando com alimentação, exercícios, remédios e com a parceria com o seu médico. Isso que é importante.
6 – Qual sua rotina de controle da doença? Danton Mello: Faço check ups periódicos e tomo remédio via oral, eu não preciso de insulina e estou me cuidando para que continue não precisando. Tomo meus remédios sem pular, é algo sério: você não pode pular ou deixar de tomar. Tem que estar acompanhando sempre, o mais importante é isso, parceria com o médico. Existem remédios gratuitos pelo SUS e pela farmácia popular, então todos devem fazer check ups e se cuidar. Porque é uma doença séria e silenciosa, que pode causar muitos danos: desde cegueira, amputamentos, problemas cardíacos… Então devemos ficar atentos e nos cuidarmos com seriedade, com informações corretas.